São Paulo - Principal reduto esportivo da colônia italiana na zona oeste da capital paulista, o Palmeiras está utilizando a tática de seus patrícios da Mooca (zona leste) para atingir seus objetivos fora de casa. Assim, a equipe de Marco Aurélio vem atuando com uma colocação defensiva similar às adotadas por Milton Buzetto e Candinho, atual consultor-técnico da seleção brasileira.
Nesta época, o Juventus ficou conhecido como "Moleque Travesso", por causa de sua tática: diante de equipes consideradas grandes, fechar-se na defesa e surpreender os adversários no contra-ataque. Dessa maneira, a equipe conseguiu vencer diversas vezes, aprontando muitas travessuras.
Outro sistema que pode ser comparado ao utilizado pelo Alviverde é o chamado "ferrolho suíço", adotado pela seleção da Suíça entre os anos 30 e 50. As duas últimas vitórias do Palmeiras - contra o Santos, por 3 a 2, na Vila Belmiro, pela Copa João Havelange, e contra o Independiente, por 2 a 1, na Argentina, pela Copa Mercosul - aumentaram bastante a confiança do técnico Marco Aurélio neste método de armar o time do Parque Antártica.
Mesmo com o baixo investimento da diretoria em reforços, Marco Aurélio sempre foi um simpatizante de defesas destruidoras como a que montou no Cruzeiro para conquistar o título da Copa do Brasil deste ano, diante do São Paulo.
O técnico também não mostra preocupação quanto ao excesso de punições. Seu time é o que mais recebeu cartões na João Havelange, chegando a 24 amarelos e 8 vermelhos. "Os jogadores têm feito faltas normais", analisa Marco Aurélio.
Mas, esta medida não agrada a maior parte dos torcedores e conselheiros do clube. Na opinião de Oberdan Cattani, ex-goleiro do Palmeiras e atual conselheiro, a diretoria deveria investir em reforços para os últimos meses da temporada. "Este grupo está fazendo milagres", disse, acreditando que tal situação não deve durar muito tempo.
Para o clássico contra o São Paulo, neste sábado, às 18 horas, no Morumbi, o técnico Marco Aurélio espera contar com o meia Juninho, que se recupera de uma contusão na coxa esquerda. O jogador vinha sendo o destaque da equipe, mas não pôde disputar as duas últimas partidas e agora teme perder a posição de titular para Lopes, que fez um gol contra o Independiente.