São Paulo – O sueco Magnus Norman, segundo colocado na Corrida dos Campeões e terceiro na Lista de Entrada, se classificou na noite deste domingo para as oitavas-de-final do US Open ao vencer, de virada, Max Mirnyi, de Belarus. Depois de ter perdido os dois primeiros sets por 6/3 e 6/4, ele reagiu ganhando na seqüência por 7/6 (7/5), 6/4 e 7/6 (11/9) .
Com isso, Norman precisa de apenas uma vitória a mais para superar o brasileiro Gustavo Kuerten na Lista de Entrada. Guga começou a semana em segundo lugar nessa listagem. Porém, com a eliminação do norte-americano Andre Agassi, assumiu o primeiro posto. Porém, como a nova relação só será publicada pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) só será publicada no próximo dia 11, pode nem ter o gosto de ver seu nome no topo da lista.
Norman agora vai enfrentar o alemão Nicolas Kiefer. Se vencer, supera Guga na Lista de Entrada. Porém, para passar o brasileiro na Corrida dos Campeões, o novo ranking mundial, o tenista da Suécia tem que chegar, pelo menos, às semifinais do US Open.
Outra ameaça a Guga, o russo Marat Safin também teve que suar por cinco sets para conseguir no páreo e manter as esperanças do brasileiro. Ele começou melhor na partida contra Sebastién Grosjean, da França, e ganhou os dois primeiros sets por 6/4 e 7/6 (7/3). Depois, o francês iniciou a reação. Venceu por 6/1 e 6/3 forçando a realização do quinto set.
A partida foi suspensa duas vezes por causa da chuva. Na primeira, o set decisivo estava empatado em 4 a 4. Depois, a interrupção aconteceu no tie-break. As paralisações acabaram ajudando o russo, que não estava em seu melhor momento na hora da primeira parada e, na volta, fechou o jogo em 7/5. Agora, pega o espanhol Juan Carlos Ferrero. Para superar Guga, Safin tem que ser campeão do US Open.
Além de Safin e Norman, o brasileiro tem outros rivais no páreo do torneio norte-americano. Na Lista de Entrada, pode ser ultrapassado pelo norte-americano Pete Sampras e pelo sueco Thomas Enqvist. Na Corrida dos Campeões, é ameaçado também por Sampras.