São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten passou um final de semana como líder da Corrida dos Campeões, o novo ranking mundial do tênis, e na Lista de Entrada, a antiga listagem da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) para designar o melhor jogador no mundo. Depois de superar o norte-americano Andre Agassi na sexta-feira, Guga foi ultrapassado por Pete Sampras, também dos EUA, nesta segunda-feira.
Sampras superou o brasileiro ao se classificar para as quartas-de-final do US Open. Na noite de segunda-feira, ele derrotou o sul-coreano Hyung-Taik Lee em três sets. As parciais foram de 7/6 (7/4), 6/2 e 6/4. O jogo teve que ser interrompido no segundo set por causa da chuva mas, em nenhum momento, o norte-americano teve sua vitória ameaçada. Agora, ele enfrenta o holandês Richard Krajicek na luta por uma vaga nas semifinais.
A Lista de Entrada, que foi sepultada como ranking mundial ao final da temporada passada, conta os 14 melhores resultados do tenista nas últimas 52 semanas. Guga agora é o segundo colocado, mas ainda pode perder mais três posições no US Open. O russo Marat Safin e os suecos Magnus Norman e Thomas Enqvist ameaçam seu posto.
Na Corrida dos Campeões, que reúne os 18 melhores resultados da temporada, sendo que obrigatoriamente quatro deles são torneios de Grand Slam e nove de Masters Series, Guga ainda é o número 1. Mas sua posição é ameaça por Sampras e Norman. Para superá-lo nessa disputa, o norte-americano tem que ir à final. Ao sueco, a classificação para as semifinais é suficiente.