Nova York - O americano Andre Agassi, campeão de Atlanta-96, desistiu de participar dos Jogos Olímpicos de Sidney-2000 devido a problemas pessoais, anunciou nesta quarta-feira a Federação de Tênis dos Estados Unidos (USTA).
"Por motivos pessoais, em conseqüência de doença na família, não estarei disponível para participar dos próximos Jogos", explicou Agassi em comunicado por escrito enviado à USTA.
"Meu tempo e minha atenção devem ser dedicados à minha família nesse período. Desejo sucesso a todos os atletas dos Estados Unidos e sei que regressarão mais enriquecidos por essa experiência", destacou o número um mundial da categoria.
Agassi foi eliminado do Aberto dos Estados Unidos, do qual participou como primeiro cabeça-de-chave, quando na segunda rodada caiu surpreendentemente ante o francês Arnaud Clément por 6/3, 6/2, 6/4.
Segundo explicou posteriormente, a doença de sua mãe e sua irmã - as duas sofrem de câncer de mama - não lhe permitiu concentrar-se devidamente no torneio.
Agassi, de 30 anos, tornou-se o primeiro tenista americano a ganhar uma medalha de ouro olímpica, ao derrotar na final de Atlanta o espanhol Sergui Bruguera.
O atleta americano saiu vitorioso nos Open da Austrália de 1995 e 2000; em Roland Garros, 1999; Wimbledon, 1992 e nos US Open de 1994 e 1999.
France Presse