São Paulo - O investimento da Olympikus no patrocínio dos brasileiros nos Jogos de Sydney tem um objetivo bem definido: aumentar as vendas em pelo menos 15% no prazo de um ano.
O argumento da empresa no episódio envolvendo Gustavo Kuerten poderia ser aplicado a qualquer outro representante do país nos Jogos de Sydney. Para ser patrocinadora oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a empresa fabricante de material esportivo investiu nada menos que US$ 5,4 milhões.
Agora, quer contabilizar o retorno, vendo seu nome desfilar pela Austrália -e o caminho é fazer com que sua marca esteja presente durante as competições, acompanhando os atletas.
Uma grande fatia desse montante foi destinada justamente ao fornecimento de equipamentos e roupas: US$ 1,5 milhão, segundo a assessoria de imprensa da Olympikus. Estarão à disposição cerca de 50 mil peças de vestuário e calçado, incluindo trajes de viagem, desfile, uso diário, pódio e competição. Uma reserva de US$ 200 mil servirá para as eventuais reposições e, US$ 700 mil, a empresa destina para despesas com os atletas.
Mas a maior parte do investimento está mesmo voltada para angariar lucro. Durante sete meses -começou em abril e termina em outubro- a Olympikus vem desenvolvendo uma estratégia de marketing em TV aberta e a cabo, além de revistas, que vai consumir US$ 3 milhões. É a associação da imagem dos atletas a uma empresa que aposta nessa fórmula para aumentar sua penetração no mercado brasileiro.
Com contrato até 2004, a previsão é de que -já neste ano- o crescimento da empresa seja de 15% na operação de calçados esportivos e de 25% na de vestuário.
Transportando para o bolso, seriam cerca de US$ 15 milhões. Para a produção, dá 1,5% de crescimento no mercado total de calçados esportivos no país, ou uma confecção anual de nove milhões de pares.
Confirmadas as projeções, haveria um reforço para a linha de frente da Olympikus, o mercado de calçados.
A empresa oferece modelos que variam de R$ 40 a R$ 85. Para a direção, é a alternativa que o consumidor tem de fugir dos altos preços dos importados.
Outro argumento do fabricante é que, fora o bom preço, os produtos contam com tecnologia de ponta, a mesma usada no material destinado aos atletas e, depois, repassados para a linha comercial. Além dos calçados, a Olympikus possui uma linha completa de vestuário esportivo, indo de uma simples regata a sungas com sistema "HydroAction", que diminuem a resistência da água com o corpo do nadador.
A italiana Diadora, que patrocina Guga desde 1997, preferiu não divulgar números ou qualquer outra informação referente à sua participação no mercado nacional.
Jornal da Tarde