São Paulo – A escuderia britânica Jaguar anunciou nesta quinta-feira, de forma oficial, a contratação do brasileiro Luciano Burti como segundo piloto para temporada 2001 da Fórmula 1. Ele vai se juntar no time ao irlandês Eddie Irvine.
Burti, que já atuou essa temporada como piloto de testes da equipe, substitui ao veterano Johnny Herbert, que deve buscar agora um emprego na Fórmula Indy. O piloto de 25 anos já pilotou na temporada atual. No GP da Áustria, ele substituiu a Eddie Irvine, que teve que ser internado com problemas estomacais. Não marcou pontos, mas conseguiu levar o carro até o fim completando a prova na 11ª posição. O desempenho foi elogiado pelos chefões da Jaguar.
O grande rival de Burti na luta pela vaga era o escocês Dario Franchitti, que está disputando a F-Indy. Ele chegou a ser convidado para um teste. Porém, mostrou-se bastante lento e, ao final da bateria, perdeu as esperanças de transferência.
“Tenho trabalhado desde os 16 anos, quando comecei no kart, para ser um piloto de Fórmula 1. Percorri o caminho todo e isso finalmente aconteceu”, disse Burti. “Me sinto privilegiado por começar minha carreira na Fórmula 1 na carreira. A equipe tem uma marca carismática e o orgulho por sua campanha na categoria. Tenho a chance de ser parte importante no time, que conheço muito bem. Trabalhei com muitos da equipe já na Fórmula 3 e como piloto de testes neste ano. Portanto, já faço parte da família.”
Burti afirmou estar ansioso para trabalhar com Irvine. “Além de ele ser bastante despachado, tem muita experiência. Já venceu corridas e terminou em segundo no Mundial (em 99). Participei de testes com ele neste ano e aprendi muito”, disse.
O chefão da Jaguar, Neil Ressler, disse que o brasileiro é “bastante e confiante e um piloto competente’’. “Ele já tem contribuído para o desenvolvimento do time como piloto de testes e o recompensamos com esse acordo.”
Paulistano, Burti conquistou seu primeiro título em 94, o sul-americano de kart. No ano seguinte, ainda no kart, foi campeão paulista. Em 96, partiu para Europa e terminou em 3º na F-Vauxhall. Na temporada posterior, foi campeão da categoria já na Paul Stewart Racing, time que deu origem à Jaguar, então sob comando do tricampeão mundial de F-1 Jackie Stewart e seu filho, Paul.
O título veio com quatro vitórias e cinco pole positions. Em 98, ainda na equipe Stewart, passou para F-3 inglesa. Terminou o campeonato em terceiro após conquistar duas vitórias e duas pole positions. Em 99, melhorou o desempenho. Ficou com o vice-campeonato tendo chegado ao pódio em 14 das 16 etapas. Foram cinco vitórias. Neste ano, se dedicou apenas ao trabalho de piloto de testes.