Por Alexandre Mata Tortoriello
São Paulo - O futuro do paulista Luciano Burti está nas palavras que o presidente da Jaguar-Racing, Neil Ressler, terá para a imprensa na tarde desta quinta-feira em Monza (manhã no Brasil). O 7 de setembro pode ser para ele muito mais do que dia da Independência. A assessoria da equipe confirmou que Ressler vai anunciar o piloto que formará dupla com Eddie Irvine em 2001 e o nome de Burti é praticamente certo.
Nos bastidores da Fórmula 1, comenta-se que o contrato já foi assinado há mais de uma semana. Procurado pelo Terra Esportes o piloto não quis comentar o assunto. Por telefone, a assessoria do piloto disse que ele só se pronuncia após uma posição formal da Jaguar. Nas poucas palavras que se pôde ouvir do piloto, ele parecia calmo e descontraído.
Apesar de a Jaguar confirmar que na entrevista coletiva convocada para as 16h (11h em Brasília) desta quinta-feira no autódromo de Monza será anunciado o nome do segundo piloto em 2001, a assessoria de Burti garante que o piloto não está foi informada de nada a esse respeito. “A gente fica sabendo dos eventos com horas de antecedência”, disse o assessor de imprensa de Burti Rodrigo França. “Não dá para ter certeza nem do que vamos fazer daqui a cinco horas.”
Burti chegou à Itália na terça-feira. Nesta quarta, como é comum nas semanas que antecedem as corridas, participa do primeiro evento promocional com a Jaguar na semana. Juntamente com Johnny Herbert, o brasileiro faz uma apresentação com carros de passeio da Jaguar no autódromo italiano de Vizola, perto de Monza. França o acompanha pela primeira vez em GP fora do Brasil, mas garante que o fato nada tem a ver com a coletiva que a Jaguar programou para quinta. “Isso já estava planejado desde o ano passado”, comentou.