Rio - A nona etapa do ASP World Championship Tour (WCT) 2000, que seria realizada nesta quinta-feira, foi transferida pela organização do evento por falta de ondas. Apesar dos 2 metros de altura, as condições das ondas foram consideradas satisfatórias para a disputa das fases decisivas do campeonato em Lês Cavaliers, Anglet, França, que tem sido a sede da competição desde o seu início.
O prazo para o encerramento da prova é no sábado e as finais podem até acontecer em Mundaka, Euskadi, Espanha, o outro palco do único evento móvel e com período de espera da "perna européia". O Brasil ainda está na briga pelos dois títulos que estão em jogo no Billabong Pro.
A cearense Tita Tavares já assumiu a terceira posição no ranking mundial e está escalada na primeira semifinal feminina, junto com a número 1 do WCT 2000, a australiana Layne Beachley. Já no masculino, a competição ainda está nas quartas-de-final e Flávio 'Teco' Padaratz representará o Brasil na terceira bateria contra Shane Dorian, numa disputa direta por uma melhor posição no ranking, pois o brasileiro ocupa o décimo lugar e o havaiano o oitavo.
As baterias do Billabong Pro são as seguintes:
Quartas-de-final masculinas
C. J. Hobgood (EUA) x Todd Prestage (AUS)
Mark Occhilupo (AUS) x Luke Hitchings (AUS)
Flávio Padaratz (BRA) x Shane Dorian (HAW)
Michael Campbell (AUS) x Daniel Wills (AUS)
Semifinais femininas
Layne Beachley (AUS) x Tita Tavares (BRA)