Capa Esportes


Sidney 2000





 CAPA ESPORTES




 ÚLTIMAS NOTÍCIAS




 HISTÓRIA




 BRASILEIROS





 CALENDÁRIO





 MODALIDADES





 SEDES





 MEDALHAS





 GUIA SYDNEY







 SHOPPING


 
 
 
 




Guga perde dinheiro com Jogos
Quinta-Feira, 07 Setembro de 2000, 17h27

São Paulo - Acusado de mercenário, na verdade, Gustavo Kuerten vai até deixar de ganhar dinheiro com sua ida para os Jogos Olímpicos de Sydney. Para disputar o torneio na Austrália, o tenista vai perder cerca de um mês de seu calendário. E, para um jogador de sua categoria, um período destes pode ser suficiente para acumular uma pequena fortuna, em competições, premiações ou mesmo exibições. Só que o espírito olímpico comove jogadores como Guga. Até mesmo na Copa Davis, em que faz tanta questão de defender o Brasil, ele estaria ganhando mais dinheiro se não destinasse várias semanas do ano para defender a equipe brasileira no Grupo Mundial da Davis.

A conta é simples. Jogadores entre os dez primeiros do ranking mundial, com carisma, status de estrela, ostentando títulos de Grand Slam e atraentes ao público, costumam fazer três dólares por cada um ganho em quadra, com prêmios nas competições internacionais. Guga hoje já acumula em sua carreira quase US$ 6 milhões. Portanto, já fez muito mais em contratos publicitários, garantias e bônus por participações em eventos importantes.

Assim, um possível lucro financeiro na Olimpíada viria de forma indireta. Os contratos de patrocínios das principais estrelas estão repletos de bônus para cada vez mais incentivarem seus atletas. No tênis, há incentivos para se assumir a posição de número 1 do mundo, participações em jogos da Davis, Olimpíada finais e títulos de Grand Slam.

Uma parte polpuda das contas bancária vem de exibições e garantias de participações em torneios, numa prática permitida e até incentivada pela própria Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) para garantir sempre a presença de estrelas em todas as competições do seu circuito internacional. Jogadores entre os 50 primeiros do ranking não podem ter estas garantias em competições para que são designados, como os Masters Series e é claro, o Grand Slam.

A diferença é que numa Olimpíada o prêmio vale ouro, muito mais do que possa representar em gramas o valor da medalha. E neste aspecto, os lucros são incalculáveis.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.





 VEJA AINDA



Guga
Safin vai às semifinais e ameaça Guga
Acioly comemora confirmação de Guga
Marrocos é o primeiro adversário do Brasil na Davis
Passos diz que imprensa colocou Guga nos Jogos



Veja lista completa

Sydney: Tênis
Acioly comemora confirmação de Guga
Passos diz que imprensa colocou Guga nos Jogos
Guga confirma que joga Olimpíada
COB confirma Guga sem patrocínio na Olimpíada



Veja lista completa