São Paulo - Na condição de favorita, por jogar em casa, a Lazio decide hoje, contra a Inter de Milão, a Supercopa da Itália. A partida será no Estádio Olímpico de Roma, às16h.
A Supercopa é o tradicional jogo de abertura da temporada, reunindo o campeão italiano e o campeão da Copa da Itália. Como a Lazio venceu os dois torneios, a Inter ganhou o direito de participar da decisão por ter conseguido o vice-campeonato da Copa da Itália.
Além da importância do clássico, a partida está dominando o noticiário esportivo italiano pelas importantes estréias que os dois times vão promover: a nova dupla de ataque da Lazio, formada pelos argentinos Crespo e Lopez, e o meia Vampeta, que foi apresentado pela Inter esta semana e deve entrar no segundo tempo. Pela primeira vez, o goleiro Peruzzi, que veio da Inter, enfrentará sua ex-equipe.
Se depender da tradição desta final, a Lazio leva vantagem: das 12 edições da Supercopa da Itália disputadas até hoje, nove foram vencidas pelo campeão italiano. Mas a história dos confrontos diretos entre Lazio e Inter, em Roma, é bastante equilibrada, com ligeira vantagem para o time romano. Ao todo, as duas equipes já se enfrentaram 63 vezes no Estádio Olímpico, com 21 vitórias do time romano e 17 da Inter.
Más lembranças - Para a equipe de Milão, o jogo de hoje não traz boas lembranças. Foi num Inter e Lazio, em 12 de abril, pelo Campeonato Italiano, que o atacante brasileiro Ronaldinho - que regressava aos gramados após cinco meses afastado - voltou a se machucar gravemente, logo aos 3 minutos.
Ao mesmo tempo, o título seria providencial para a Inter, que vem de uma humilhante eliminação da prévia da Copa dos Campeões. "Trata-se de um jogo importantíssimo, porque teremos a oportunidade de apagar essa eliminação de nossa cabeça", declarou o técnico Marcello Lippi.
Na Lazio, que conta com cinco jogadores argentinos, o ambiente não poderia ser melhor. O técnico sueco Sven Eriksson mostrou-se bastante animado com o desempenho de Crespo nos treinos da semana. "Ele fará muito bem ao time", declarou.