São Paulo - Um comerciante da cidade de Sydney - cujo nome vem
sendo mantido em segredo - decidiu investir há dez anos e agora vem colhendo
os lucros. Dono de quatro lojas na cidade dos Jogos Olímpicos de 2000, o
empresário australiano registrou a marca "Olympic 2000" pensando nos lucros
da virada do milênio e na possibilidade de Sydney ser candidata a sede das
Olimpíadas.
Sendo assim, ele pode associar a expressão a imagens típicas australianas
como o Opera House sem pagar qualquer taxa ao SOCOG (Comitê Organizador dos
Jogos Olímpicos de Sydney) pela sua utilização - o que deixa os preços dos
seus produtos bem mais baratos que os dos produtos oficiais (licenciados).
Apesar do licenciamento ser uma das maiores fontes de recursos dos Jogos
Olímpicos, podendo render, apenas em Sydney, cerca de US$ 60 milhões (cerca
de R$ 109,1 milhões), os lucros do comerciante não estão sendo tão grande
quanto poderia. Tudo porque ele decidiu colocar em cada produto vendido em
uma de suas quatro lojas (três delas em Darling Harbour, onde o Brasil
realizará seus jogos de vôlei), um adesivo que avisa ao comprador que aquele
não é um produto licenciado, nem a empresa é patrocinadora da Olimpíada.
“Foi uma decisão do dono da marca para evitar que alguém se queixasse dele,
mesmo sem haver qualquer razão para tal”, diz Lydia Chen, gerente de
uma das lojas da Olympic 2000.
L!Sportpress