CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 Últimas Notícias
 Pilotos
 Equipes
 Circuitos
 Calendário
 Classificação
 Olha Eu Aqui
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Fórmula 1
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Schumacher vence, Rubinho sai e Zonta pontua
Domingo, 10 Setembro de 2000, 10h33
Atualizada: Domingo, 10 Setembro de 2000, 21h36

Associated Press
Rubinho (dir.) e Coulthard, no momento do acidente

São Paulo - O alemão Michael Schumacher, da Ferrari, liderou de ponta a ponta e venceu o Grande Prêmio da Itália, em Monza, neste domingo. O Mundial de Pilotos ainda é liderado por Mika Hakkinen, da McLaren, que foi o segundo. Ele tem 80 pontos, contra 78 do alemão.

Rubens Barrichello saiu da prova na primeira volta, em um acidente feio que provocou a morte de um bombeiro que estava próximo à pista. Ocorrida na segunda chicane, a batida foi aparentemente provocada por Heinz-Harald Frentzen, da Jordan, em que sete pilotos ficaram de fora -entre eles, David Coulthard, da McLaren, que admitiu ter perdido suas últimas chances de título nesta temporada. Em entrevistas depois da prova, Rubinho e Frentzen acusaram-se mutuamente pelo acidente.

O terceiro lugar foi Ralf Schumacher, da Williams, seguido por Jos Verstappen, da Arrows, e Alexander Wurz, da Benetton.

Ricardo Zonta, da BAR, foi a surpresa da corrida: foi o mais rápido do warm up, correu bem e, com três paradas nos boxes, terminou em 6°, marcando seu segundo ponto na temporada. Pedro Paulo Diniz, da Sauber, foi o 8°.

A corrida começou com fortes emoções. Logo na primeira chicane, houve uma batida envolvendo Eddie Irvine e Alesi, que deixou o irlandês fora da prova. Mas o pior ainda estava para acontecer. Na entrada da segunda chicane, Heinz-Harald Frentzen não conseguiu frear e simplesmente "varreu" para fora da pista outros cinco pilotos: Rubens Barrichello, Jarno Trulli, David Coulthard, Johnny Herbert e Pedro de La Rosa, que bateu muito forte na McLaren de Coulthard, decolou, capotou várias vezes e parou de cabeça para baixo, em cima da Ferrari de Barrichello. Os pilotos nada sofreram, mas o bombeiro italiano Paolo Guislinberti foi atingido por um pedaço do Arrows de De La Rosa e teve traumatismo craniano e não resistiu.

"O Frentzen foi estúpido no que fez. Tem um pedaço de capacete lá na pista. Se ele não tomar uma suspensão de umas dez corridas, não sei mas o que fazer. Pode ter machucado seriamente alguém", disse um revoltado Barrichello, que foi se deculpar com Coulthard, que o eximiu de qualquer culpa. O escocês, aliás, saiu reclamando de fortes dores nas mãos.

Os organizadores da prova determinaram que os pilotos envolvidos no acidente fossem ouvidos depois da prova para apuração de responsabilidades.

A corrida recomeçou na 11ª volta, quando o safety-car saiu da pista, com Michael Schumacher, Mika Hakkinen, Jacques Villeneuve, Ralf Schumacher, Giancarlo Fisichella e Jenson Button nas seis primeiras colocações. Michael Schumacher, para poder relargar bem, retardou tanto a reaceleração que os pilotos praticamente pararam na pista. Nisto, Jenson Button, para não bater na traseira de Ralf Schumacher, teve que jogar o carro na grama e bateu forte no guard rail, abandonando a prova. O canadense Jacques Villeneuve, da BAR, também abandonou em seguida, ao rodar na segunda curva de Lesmo.

Zonta é quem começou uma espetacular corrida de recuperação, ultrapassando Nick Heidfeld, Marc Gené e depois Alexander Wurz, da Benetton. Em seguida, passou Giancarlo Fisichella e Ralf Schumacher, assumindo a quarta posição na prova. A partir de então, começou uma perseguição ao Arrows de Jos Verstappen, que vinha em terceiro. O brasileiro já tinha feito o melhor tempo no warm up pela manhã.

E, na 20ª volta, o piloto da BAR colocou por dentro na primeira chicane do circuito e saiu lado a lado com o holandês. A força do motor Honda falou mais alto e Zonta contornou a curva seguinte na terceira posição. No entanto, na 23ª volta o brasileiro entrou nos boxes para fazer o reabastecimento e a troca de pneus e, com isto, caiu para a 11ª posição. Com duas voltas, já estava em nono e perseguia novamente o espanhol Marc Gené, da Minardi, que logo foi ultrapassado.

Na 33ª volta, Schumacher já tinha nove segundos de vantagem sobre Mika Hakkinen. Ao mesmo tempo, Ricardo Zonta começou a pressionar Alexander Wurz, da Banetton, que ocupava a sexta posição. Pedro Paulo Diniz era o oitavo. No entanto, na 36ª volta, Zonta entrou para seu segundo pit stop, perdendo muitas posições. Pedro Paulo Diniz entrou na volta seguinte.

Na 39ª volta, o líder Michael Schumacher entrou nos pits e, com isto, o finlandês Mika Hakkinen, que ainda não havia parado nos boxes, assumiu a liderança da prova. O piloto da McLaren só parou na volta 42, quando caiu novamente para a segunda posição.

Em seguida, Ralf Schumacher e Fisichella, que estavam em terceiro e quarto lugares, entraram nos boxes. Fisichella teve um problema com o macaco que suspende o seu carro e perdeu muito tempo dentro do pit, perdendo a posição para Verstappen, que se tornou a surpresa do GP, além de Wurz e Zonta.

Neste momento da prova, a sete voltas do fim, os seis primeiros eram Michael Schumacher, Hakkinen, Ralf Schumacher, Verstappen, Wurz e Zonta.

A partir daí, a corrida não trouxe mais surpresas, terminando desta forma. Hakkinen ainda tentou esboçar uma reação, mas não teve jeito e Schumacher fez a festa com a torcida.

O campeonato continua no dia 24 de setembro com o GP dos EUA, em Indianápolis, 15ª prova da temporada.

Confira a classificação do GP da Itália

Confira a prova volta a volta em Monza

Veja como ficou o Mundial de Construtores

Redação Terra


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
GP da Itália
Ecclestone já ameaça tirar Monza do circuito
Button reclama de Schumacher
Frentzen se cala diante de morte de bombeiro
Morte de fiscal é confirmada oficialmente
Veja lista completa
Michael Schumacher
Button reclama de Schumacher
Tive sorte de não ser atingindo, diz Hakkinen
Diretor da Ferrari critica Rubinho
Schummy iguala Senna e fica sem palavras
Veja lista completa
Rubens Barrichello
Frentzen se cala diante de morte de bombeiro
Frentzen culpa Barrichello e diz que foi tocado
Diretor da Ferrari critica Rubinho
Schummy iguala Senna e fica sem palavras
Veja lista completa
Ricardo Zonta
Zonta lamenta segunda parada nos boxes
Acompanhe online o treino classificatório do GP da Itália
Zonta pode perder vaga para Wurz
Zonta se queixa da falta de acerto do carro
Veja lista completa