Sydney - A atleta que nadar melhor no triatlo vai estar na linha de frente da competição e, segundo o técnico da equipe brasileira da modalidade, Marcos Paulo Reis, as três meninas da equipe nacional superam os homens nesse quesito.
"Nossas atletas têm nível internacional, mas ainda não posso dizer o mesmo dos homens", disse Reis durante a simulação da prova de triatlo, que aconteceu na manhã de domingo na baía de Sydney para familiarizar os atletas com o circuito.
Embora o sol estivesse radiante e a brisa agradável, os atletas tiveram que enfrentar a cálida água da baía. A temperatura prevista no dia da prova é de 13 graus Celsius e no domingo os termômetros marcavam 17 graus.
"Não chega nem perto do frio que enfrentamos em Canberra", diz Armando Barcellos, integrante da equipe masculina, também com três integrantes.
Reis acredita que a prova será decidida na etapa inicial, que é a natação. Segundo o técnico, a paulista Carla Moreno, a brasiliense Mariana Ohata e a carioca Sandra Soldan também contam com outra vantagem. Enquanto os homens tendem a embolar-se num único pelotão, as mulheres costumam fazer grupos menores, o que lhes dá melhor posicionamento na fase seguinte, o ciclismo, e, consequentemente, isso pode garantir uma vitória na fase decisiva, a corrida.
Carla Moreno acredita que quem se posiciona bem num pelotão dianteiro no pedal, mesmo que não esteja nas primeiras posições, está pronto para sair correndo com chances de vitória.
"A prova vai ser decidida no sprint final da corrida", disse Carla Moreno após fazer o seu treinamento da manhã.
Reuters