São Paulo – Helio Castro Neves e Gil de Ferran acabaram em primeiro e segundo lugares e fizeram a dobradinha brasileira e da Penske no Grande Prêmio de Laguna Seca, na tarde deste domingo. O escocês Dario Franchitti terminou em terceiro lugar na 16ª etapa do Mundial de Fórmula Indy.
Com o resultado, Gil de Ferran passou a ser o novo líder do Mundial, com 132 pontos. Isto porque o americano Michael Andretti, o canadense Paul Tracy e o mexicano Adrian Fernandez foram mal. Em segundo lugar no Mundial aparece Andretti, que segue com 126 pontos já que acabou em 14º e não pontuou. Tracy é o terceiro (ficou em 11º na prova), com 122.
Já Helinho, que liderou quase ponta a ponta, foi para 103 pontos, já que ganhou dois pontos extras por ter largado na pole e ter feito o maior número de voltas na liderança. Esta foi a terceira vitória do brasileiro nesta temporada e na carreira. Entre os demais brasileiros, Mauricio Gugelmin acabou em 7º lugar, Christian Fittipaldi, em 10º. Os demais não pontuaram.
Castro Neves dominou a prova, só perdendo a liderança por duas voltas, quando fez sua primeira parada para reabastecimento e troca de pneus. Assim como a maior parte dos dez primeiros colocados, o brasileiro adiantou a segunda parada durante uma bandeira amarela que foi da volta 47 a 53. Foi a única interrupção da prova, provocada por uma batida de Moreno, que nada sofreu.
Gil se manteve em segundo durante boa parte da prova, só tendo perdido a posição para Juan Pablo Montoya, que terminou em sétimo. O colombiano campeão do ano passado teve problemas em sua segunda parada e perdeu várias posições. O carro foi abaixado antes que todos os pneus tivessem sido trocados e de Ferran voltou à segunda posição que o deixou na liderança do campeonato.
Gugelmim ficou em sétimo o maior tempo tendo poucas possibilidades de brigar pelo sexto, mas também sem ser atacado. Com uma estratégia de paradas diferente de todos os outros, Christian não conseguiu ficar além da décima posição.