Capa Esportes


Sidney 2000





 CAPA ESPORTES




 ÚLTIMAS NOTÍCIAS




 HISTÓRIA




 BRASILEIROS





 CALENDÁRIO





 MODALIDADES





 SEDES





 MEDALHAS





 GUIA SYDNEY







 SHOPPING


 
 
 
 




Aos 103 anos, ex-atleta devolve bandeira original
Segunda-Feira, 11 Setembro de 2000, 02h39

Sydney - O nadador norte-americano Hal Haig Prieste, de 103 anos, devolveu nesta segunda-feira ao COI a bandeira oficial que roubou nos Jogos Olímpicos de Amberes (Bélgica), há 80 anos. Preso a uma cadeira de rodas, cego e quase surdo, Prieste entregou ao presidente do COI, Juan Antonio Samaranch, a bandeira que tirou do mastro durante a Olimpíada de 1920, quando conquistou a medalha de bronze na plataforma, na modalidade de saltos ornamentais.

Prieste, de origem armênia, guardou a bandeira em uma caixa de segurança em Nova Jersey, onde mora, e agora o troféu será exibido no Museu Olímpico de Lausanne (Suíça). “Não foi bom para mim”, disse ao entregar a bandeira sob os aplausos dos assistentes da sessão do COI em Sydney. “Não poderia colocá-la no meu quarto porque não vou continuar por aqui por muito tempo mais”, afirmou o ex-saltador.

Para roubar a bandeira do COI em Amberes, a primeira com o famoso símbolo dos cinco anéis, Prieste contou com a ajuda de seu companheiro Duke Kahanamouk. Os dois saíram correndo, escapando da perseguição da polícia. “Estávamos sempre juntos e fizemos muitos atos cômicos, como os de Laurel e Hardy (a conhecida dupla do cinema do Gordo e o Magro. Ele era um grande sujeito, com um grande senso de humor”, lembrou Prieste.

O presidente do Comitê Olímpico dos EUA, Bill Hybl, disse na cerimônia que Prieste estava a salvo do alcance da Justiça da Bélgica, porque seu crime havia prescrito depois de 80 anos. Prieste recebeu de Samaranch uma medalha olímpica comemorativa dentro de uma caixa, o que levou o veterano ex-atleta a perguntar: “O que é isto? Lenço?".

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.





 VEJA AINDA



Histórias Inusitadas
Barbie brasileira desfila em superloja
Atletas estariam fazendo apostas
Junk food tenta triatleta brasileiro
Corredora francesa se fecha no hotel em Sydney



Veja lista completa