Sydney - Após excluir diversos atletas de sua delegação olímpica devido ao uso de substâncias dopantes, os chineses chegaram nesta terça-feira a Sydney. A expectativa é de que o país conquiste pelo menos 16 medalhas de ouro. Entre os atletas de destaque cortados, seis corredoras cujo exame antidoping apontou a utilização da substância conhecida como EPO, que estimula a produção de glóbulos vermelhos.
Também teve que abrir mão da ginasta Lu Yufu, a maior figura do país no Campeonato Mundial do ano passado, que sofreu uma lesão no pescoço durante os treinamentos.
Ao chegarem ao aeroporto, alguns dirigentes e esportistas não quiseram comentar a respeito dos atletas que foram marginalizados por uso de doping. Muitos alegaram nada saber a respeito do assunto.
A China busca alcançar o mesmo número de medalhas de ouro obtidas em Atlanta, quatro anos atrás, um total de 16. Na ocasião, terminou em quarto lugar na classificação definitiva.
As maiores esperanças do país estão depositadas nos atletas de levantamento de peso, tênis de mesa, ginástica e badminton.