Sydney - Um milhão de pessoas saíram às ruas de Sydney nesta quinta-feira para receber a tocha olímpica, que chegou à cidade depois de uma viagem de quatro meses iniciada na Grécia. Turistas e moradores se aglomeraram ao longo do percurso da famosa chama, que entrou em Sydney pela praia de Bondi e dali se dirigiu ao centro comercial da cidade.
O tenista australiano Patrick Rafter, a cantora Olivia Newton-John, o príncipe Albert de Mônaco e o capitão da equipe australiana de cricket campeã mundial, Steve Waugh, foram alguns dos escolhidos para transportar a tocha por vários metros. Além de estrelas de cinema e grandes esportistas, no percurso da tocha pelas ruas de Sydney, também participou um velhinho de mais de oitenta anos que sobreviveu a três cânceres, uma jovem que representava os 15.000 volunários dos próximos Jogos Para-Olímpicos (18-29 de outubro em Sydney) e uma velha senhora que participou na chegada da chama olímpica a Berlim, em 1936.
No momento em que a tocha chegava ao coração da cidade, os anéis olímpicos colocados na ponte do porto se iluminaram e uma chuva de fogos de artifício foi acionada. Enquanto isso, o sol se escondia por trás dos grandes edifícios de Sydney.