São Paulo - O tenista russo Marat Safin passou nesta quinta-feira para as quartas-de-final da Copa Presidente, em Taskhent (Uzbequistão), que oferece US$ 500 mil. O campeão do US Open venceu o suíço Michel Kratochvil por 2 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-1 e 6-3. Ele ameaça tomar a segunda posição de Guga na Corrida dos Campeões. A diferença entre os dois é de oito pontos.
Para superar o brasileiro, Safin precisa chegar à final do torneio. Tem que ganhar mais duas partidas para conseguir os pontos necessários para a assumir a vice-liderança. Para chegar ao topo, precisa do título. Aí, conseguiria superar os 637 do líder Pete Sampras, dos EUA, que não está jogando nesta semana. Guga tem 623 pontos. Safin soma 615. Pela classificação às quartas, somaria oito pontos. Porém, não pode computar esse resultado.
Para a Corrida dos Campeões, são contados 18 resultados sendo que 13 deles são de torneios do Grand Slam ( quatro) e o restante da Masters Series. Os outro cinco são preenchidos pelas cinco competições do ATP Tour em que o jogador soma mais pontos. O pior desses resultados de Safin é o Torneio de Queen´s, quando ele ganhou 11 pontos. Assim, o russo só aumentará seu número de pontos se superar essa marca.
Assim, chegando à final em Tashkent, ele substituiria os 11 pontos por 24 passando para 628 e deixando Guga para trás. Se ficar com a taça, ganha 35 pontos. Descartando os 11, chegando a 639 pontos, dois a mais que Sampras.