Sydney - O golfista australiano Greg Norman teve a honra de atravessar na manhã desta sexta-feira a ponte Harbour, carregando a tocha olímpica. A ponte, sobre a baía de Sydney, é considerada um dos monumentos mais emblemáticos da cidade.
Milhares de espectadores se espalharam ao longo da ponte para aplaudir o ídolo, no 100º e último dia do percurso da tocha olímpica, que será entregue nesta sexta-feira à noite no estádio, onde acontecerá a abertura oficial das Olimpíadas.
"No final das contas, não há nada no mundo que se compare a isso", declarou Norman, depois de percorrer alguns quilômetros com a tocha. "Foi inacreditável poder sentir a emoção das pessoas", disse Norman. "Isso dá uma idéia do espírito que reina por aqui. Quando vemos tantas pessoas sorrindo, então podemos dizer que algo de bom está acontecendo", acrescentou.
Ele aproveitou a ocasião para reiterar seu apelo para que o golfe se torne um esporte olímpico.
Na quinta-feira, mais de um milhão de pessoas lotaram o centro de Sydney para aplaudir os atletas, anônimos ou famosos, como o tenista Pat Rafter, a ex-nadadora Dawn Frasera e a cantora Olivia Newton-John, que carregaram a tocha.
Nesta sexta-feira pela manhã, a identidade do atleta que acenderá a pira olímpica ainda não tinha sido revelada.