Sydney - O ex-atleta norte-americano Carl Lewis, nove vezes campeão olímpico, afirmou nesta sexta-feira que sua compatriota Marion Jones “não deveria ser pressionada a conquistar cinco medalhas de ouro em Sydney”.
Para o mais premiado atleta olímpico da história, “não é bom que ela tenha sido colocada nesta posição, tendo que correr nos dois revezamentos”. Jones chegou a Sydney com o objetivo de ganhar os 100 e 200 metros rasos, o salto em distância, e os revezamentos 4x100 e 4x400 metros.
Segundo Lewis, conseguir quatro medalhas de ouro nos Jogos de Los Angeles “foi muito mais fácil” para ele. “Era em Los Angeles, uma cidade que conhecia muito bem e onde chegávamos de carro ao estádio, algo muito diferente do que em Barcelona e Seul. Tudo é mais fácil quando todo o mundo fala inglês ao seu redor.”
Lewis não quis fazer comentários sobre as possibilidades de Jones conseguir as cinco medalhas de ouro ”para não pressioná-la mais, pois já tem demasiada pressão sobre ela”. Ele reconhece que suas medalhas em Los Angeles, que igualaram a lendária façanha de Jesse Owens, tiveram ampla repercussão publicitária. “Me senti uma pessoa rara por estar nas capas das revistas durante nove meses.
Depois das primeiras semanas, deixei de ir às bancas de revistas. No final de 1983, quando consegui três ouros nos Mundiais de Helsinque, muita gente me conhecia. Depois dos Jogos de 84, todo o mundo me conhecia”, afirmou.