CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.






















NOTÍCIAS
 
Festa de abertura de Jogos é exemplo
Sexta-feira, 15 Setembro de 2000, 06h59

Sydney - A chegada do público e das delegações para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Sydney foi um exemplo de organização. Cento e dez mil pessoas compraram ingressos e mais uma multidão de aproximadamente 12 mil atletas e membros de delegações de 199 países - entraram no estádio Olímpico de Sydney, sem que nenhum incidente grave tivesse sido registrado pela polícia.

A delegação brasileira chegou cerca de uma hora e meia antes do início e foi a vigésima sexta delegação a desfilar; entre os representantes de Botsuana e Ilhas Virgens Britânicas. O dia da festa de abertura dos últimos Jogos do milênio começou com sol forte, a exemplo do que ocorrera no dia anterior.

O público antecipou sua chegada e desde a manhã passeava pelas alamedas do parque olímpico. Muita gente saiu cedo de casa e aproveitou o sol para fazer pic-nic nos gramados e jardins do parque. Os portões do estádio foram abertos logo depois do meio-dia e, com isso, os organizadores evitaram congestionamentos nos acessos. Várias bilheterias, em vários pontos do parque, permaneceram abertas até minutos antes do início da festa, mas não houve formação de filas, demonstrando que o australiano, precavido, comprou ingressos com muita antecedência.

Cerca de 10 mil, dos 40 mil voluntários inscritos para os Jogos, foram escalados para trabalhar no estádio e nas imediações. O trânsito de pedestres foi dirigido. No começo da manhã, equipes de segurança colocaram pequenas cercas móveis, de forma que o público fosse encaminhado naturalmente à entrada indicada no ingresso. Em pontos estratégicos, voluntários usavam megafones para orientar o público. Um grande cordão de isolamento foi formado para a chegada das delegações. Cercas móveis e dezenas de policiais impediam que o público tivesse contato direto com os atletas.

De longe, as pessoas aplaudiam a cada delegação. Davam boas-vindas e desejavam boa sorte. Alguns atletas brasileiros furaram o cerco policial e pararam para conversar com os jornalistas. “Esta será uma noite inesquecível”, previa Eronildes Araújo, que vai competir na prova de 400 metros com barreira. André Domingos, um dos principais destaques da equipe brasileira do revezamento 4 x 100 metros estava emocionado.

"Meu coração está explodindo de alegria. Agora só queremos que o povo brasileiro torça muito por nós", disse. Vestida de gala, mas agarrada ao bichinho de pelúcia que chama de Leão, a saltadora Maurren Maggi por pouco não chora. “Eu só quero mandar um beijo grande para o Brasil e esperamos a torcida de todo mundo”, disse ela.

A última delegação a entrar no estádio olímpico foi a do Kuwait, quando faltavam alguns minutos para o início da festa. No final da tarde, a temperatura caiu. Um vento forte começou a soprar e, quando anoiteceu, fazia frio em Sydney. Mas a festa só estava começando no estádio.

Agência Estado

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

SHOPPING


VEJA AINDA

SYDNEY: Organização