Sydney - Testes aleatórios realizados pela Agência Mundial Antidoping nos últimos meses revelaram diversos resultados positivos, disse na sexta-feira o norte-americano Barry McCaffrey.
McCaffrey afirmou também que a agência realizou testes com 2,040 atletas de vários esportes. "Os resultados positivos serão informados às federações internacionais. Haverá um anúncio nos próximos dois dias", informou ele.
O uso de substâncias proibidas foi a causa do cancelamento da participação do levantador de peso da Romênia, Traean Ciharean, nos Jogos de Sydney, anunciada na sexta-feira.
"O teste deu positivo e o comitê nacional decidiu tirá-lo", disse Alex Epuran, porta-voz do Comitê Olímpico Nacional Romeno. Ciharean, que ganhou a medalha de bronze na categoria de 52 quilos nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, iria competir no grupo de até 56 quilos nos Jogos de Sydney. Ciharean deverá deixar a Vila Olímpica ainda hoje.
O grupo de arbitragem da Federação Internacional de Atletismo Amador (Fiaa) começou na sexta-feira a audiência sobre o caso de Dieter Baumann, campeão olímpico dos 5 mil metros nas Olimpíadas de 1992.
O início da audiência havia sido adiado por um dia, para permitir que Baumann comparecesse pessoalmente. Mas ele não apareceu e o comitê decidiu trabalhar sem a presença do campeão, cujo teste denunciou o uso de nandrolona no ano passado.
Baumann, 35, foi absolvido pela federação alemã, mas o conselho da Iaaf não aceitou o argumento de que alguém colocou a substância proibida em sua pasta de dente. O porta-voz da Fiaa, Giorgio Reineri, disse que a audiência terminará no sábado, mas que o resultado não deverá ser divulgado antes da reunião do conselho na terça-feira.
O caso do atirador Aleksandr Bagach, que ganhou uma medalha de bronze nos Jogos de Atlanta, em 1996, também será julgado. Ele teve diversos exames positivos e deverá perder as provas nas Olimpíadas de Sydney.