São Paulo - Aberta dia 6 com a vitória da tricampeã Metodista/Petrobras/São Bernardo sobre o Imes/Santa Maria/São Caetano por 30 a 15 e quarta-feira com o empate de 24 a 24 entre Cesulon/Colégio Londrinense e Clube Olimpico Maringá/Unimed, a primeira rodada da 4ª Liga Nacional de Handebol Masculino será completada sábado com um clássico carioca e um paulista. A partir das 11h, no Maracanãzinho, o teoricamente favorito Vasco pega o Flamengo em jogo de muita rivalidade. Às 18h30, no Baetão, em São Bernardo do Campo, a AA Guaru/Auxiliar Empregos joga com o Pinheiros, três vezes vice-campeão da Liga.
O clássico carioca envolve um Flamengo estreante na Liga contra um Vasco pentacampeão estadual, quarto colocado no último torneio nacional e com sete jogadores de Seleção Brasileira. Ganhador nos últimos cinco jogos entre ambos, neste ano, o Vasco está mais cotado, mas o técnico Leoni Nascimento mostra respeito ao adversário: "Se houver um campeonato de cuspe à distância, e a competição envolver Vasco e Flamengo, pode ter certeza de que haverá muita rivalidade. É como Palmeiras e Corinthians no futebol de São Paulo. O Flamengo perdeu os últimos jogos, mas deu trabalho porque o time é bom. Deve ser outro jogo difícil e o favoritismo, se é que existe, se limita ao campo da teoria"- alerta Leoni Nascimento, cujo time deve começar com Cachorrão, Folhas, Alek, China, Leo, Menta e Vanini. Cachorrão, Vanini, Folhas, Menta, Leo e China são da Seleção Brasileira que recentemente ficou em terceiro no Pan-Americano de São Bernardo. Outro da Seleção, Beto, não começa jogando, mas deve ser opção de banco, assim como Luciano e Flávio.
Para Sérgio Hortelan, técnico do Flamengo e da Seleção Brasileira, não há como descartar o favoritismo do Vasco: "A qualidade é superior e o potencial indiscutível. Sob todos os aspectos, o favoritismo é do Vasco, montado há mais de quatro anos e sempre somando bons jogadores a cada temporada. Nós estamos começando agora. É a primeira Liga e eu cheguei no final de julho. Praticamente não tivemos tempo de treinamento" - alerta Sérgio Hortelan, que escalou o time com Cristian, Orlando, Alemão, Filipe, Gonzalo, Renatinho e Renato. Cristian e Gonzalo são da Seleção Argentina, e Alemão, da Brasileira. Orlando e Arlindo, que não deve começar jogando, são da Seleção Brasileira de Juniores.
No clássico paulista, a Associação Atlética Guaru/Auxiliar Empregos, oitava colocada na última Liga, enfrenta o Esporte Clube Pinheiros, às 18h30, no ginásio do Baetão, em São Bernardo do Campo. O Pinheiros, dirigido pelo técnico Washington Nunes, é três vezes vice-campeão da Liga e entra como um dos favoritos na competição ao lado de Metodista/Petrobras/São Bernardo e Vasco. Para Nunes, isso aumenta ainda mais a responsabilidade da equipe na busca pela vitória: "Nós sabemos que este jogo será contra um adversário muito difícil e temos que nos concentrar para aproveitar todas as chances de vencer. Os pontos são essenciais, pois podem fazer falta no final". A equipe provável do Pinheiros: Keka, Petrolina, Lucas, Reuter, Buda, LM e Tupan.
Os oito times jogam entre si, em turno e returno, e os quatro primeiros se classificam aos playoffs semifinais, em dois ou três jogos. Em cruzamento olímpico, o primeiro colocado enfrenta o quarto e o segundo pega o terceiro. Os playoffs finais estão marcados para os dias 29 de novembro, 1º de dezembro e, se preciso, 3 de dezembro.