Sydney - O tenista russo Marat Safin, primeiro pré-classificado nos Jogos Olímpicos e número dois da ATP, perdeu as quatro partidas disputadas desde 1999 contra o francês Fabrice Santoro, primeiro adversário no torneio de simples de Sydney-2000, que começa na terça-feira.
Santoro (número 35 da ATP) venceu por 6-0 e 6-4 no torneio de Washington e 7-6 e 7-5 no de Moscou do ano passado.
O tenista francês também venceu por 4-6, 6-2 e 6-4 num torneio disputado este ano em Londres e também derrotou 6-1 e 7-6 (7/3) o russo no piso duro de Cincinatti.
Safin, de 20 anos de idade, acabou de ganhar o aberto dos Estados Unidos --seu primeiro titulo em torneios de Gran Slam--, ao derrotar o americano Pete Sampras por 6-4, 6-3 e 6-3.
A história também favorece o chileno Marcelo 'Chino' Ríos (número 28 na ATP) nas partidas disputadas desde 1996 com o argentino Mariano Zabaleta (56), que vai enfrentar na terça-feira no primeiro jogo dos dois pelos Olímpicos de Sydney-2000.
Dos quatro jogos entre Ríos e Zabaleta, o 'Chino' ganhou três, em Santiago (1996), Hamburgo (1999) e St. Polten (1999). Zabaleta venceu este ano em Indian Wells.
Outro tenista argentino, Franco Squillari, décimo-segundo na ATP e décimo favorito para vencer nos Jogos Olímpicos, ganhou uma partida e perdeu outra com o marroquino Karim Alami, seu adversário na primeira rodada de Sydney-2000.
O brasileiro Gustavo 'Guga' Kuerten, cabeça-de-chave número dois e em terceiro na classificação mundial, nunca enfrentou o beninense Christophe Pognon, seu primeiro adversário nos Jogos Olímpicos.
Os analistas acham que 'Guga' é o tenista latino-americano que tem maior possibilidades de conseguir medalha olímpica e que deverá vencer Pognon facilmente.
Também não há antecedentes de jogos pelo circuito profissional entre o chileno Nicolás Massú (73º ATP) e o checo Slava Dosedel (64), que jogam na primeira rodada de Sydney-2000, nem entre o argentino Juan Ignacio Chela (57) e o francês Nicolas Escudé (30).
O argentino Gastón Gaudio (31) nunca enfrentou o bielo-russo Vladimir Voltchkov (66), seu adversário da próxima terça-feira, e o boliviano Diego Camacho também nunca encontrou o americano Jeff Tarango.
O costarriquenho Juan Antonio Marín perdeu a partida que disputou em 1997, e Wimbledon, com o russo Evgueny Kafelnikov, seu primeiro adversário nesses Jogos. Kafelnikov é quinto cabeça-de-chave de Sydney-2000 e nono na classificação ATP.