São Paulo - A derrota da seleção brasileira masculina de futebol para a África do Sul por 3 a 1, neste domingo, complicou as chances da equipe dirigida por Wanderley Luxemburgo continuar sonhando em ganhar a inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Sydney. Terça-feira, ela irá enfrentar o Japão, líder do Grupo A, precisando vencer (por qualquer resultado) para passar às quartas-de-final sem depender do resultado da outra partida do grupo D, África do Sul x Eslováquia.
Com seis pontos e saldo positivo de dois gols, os japoneses, que venceram o Brasil por 1 a 0 na Olimpíada de Atlanta, em 1996, necessitam apenas de um empate para garantir não só uma vaga como o primeiro lugar da chave. Já a seleção brasileira divide a segunda posição em número de pontos (3) com a África do Sul, porém não tem nenhum gol de saldo contra um positivo dos rivais.
Portanto, se empatar com a equipe asiática, terá de torcer por uma derrota dos sul-africanos diante da Eslováquia (por qualquer resultado). Mas existe até a possibilidade da equipe de Wanderley Luxemburgo se classificar com uma derrota. Por exemplo, se o Brasil perder do Japão por 1 a 0, terá de torcer por uma vitória dos eslovacos sobre a África do Sul por até dois gols de diferença. Nesta situação, caso a única seleção européia do grupo vença os japoneses por três gols ou mais, ela é quem ficará com a segunda vaga.