Sydney - A seleção de basquete feminina do Canadá venceu a do Senegal por 62 a 41 (36 a 19 no primeiro tempo), segunda-feira num jogo pelo grupo A da Olimpíada de Sydney-2000.
A vitória deixa as canadenses, que perderam o primeiro jogo da Austrália por 76 a 48, com esperanças de classificação para as quartas-de-final. Nessa mesma chave estão Brasil, Eslováquia e França.
Contra o Senegal funcionou a defesa organizada da técnica Beverly Ann Smith, que levou a equipe canadense ao sétimo lugar em Atlanta-96.
As africanas não conseguiam entrar no garrafão e erravamn muito quando 'chutando' de fora: só converteram 13 duplos de 40 tentativas.
Nos rebotes, a equipe do Canadá superou amplamente as meninas do Senegal com 38 a 23, levando em conta os ofensivos e defensivos.
No ataque, o Canadá estava compacto, mas com uma percentagem fraca de acertos nos tiros de três pontos: 21,1%. Com 18 pontos, a pivô Cal Bouchard foi a figura que se sobressaiu na seleção norte-americana.
A equipe do Canadá joga quarta-feira contra a da França. A seleção do Senegal, com duas derrotas, terá que encarar a forte seleção do Brasil.
As escalações e pontos do jogo:
Canadá: Cal Bouchard (18), Stacey Daley (8), Dianne Norman (5), Kelly Boucher (11) e Tammy Sutton-Brown (2). Logo entraram Claudia Brassard, Michell Hendry (12), Karla Karch, Nikki Johnson (6), Teresa Kleindienst, Claudia Brassard e Joy McNichol.
Senegal: Mborika Fall (2), Khadidiathou Diop (7), Adama Diakhate (2), Astou Ndiaye (6) e Mame Mbengue (6). Depois ingressaram Nidialou Paye, Coumba Cisse (5), Khady Ngom, Awa Gueye (1), Marieme Lo (2), Fatime Ndiaye (6) e Bineta Diouf (4).