São Paulo – O mosca brasileiro Valdemir Pereira do Santos, o Sertão, foi o primeiro pugilista a conquistar uma vitória nos Jogos de Sydney.
Ele derrotou o australiano James Swan por 8 a 4, na madrugada desta segunda-feira, e avançou para a segunda fase do torneio olímpico.
Sertão vai enfrentar o turco Ramazan Palyani nas oitavas-de-final do torneio de boxe. A luta está marcada para o próximo sábado, 23 de setembro, no Sydney Entertainment Centre.
Depois da vitória sobre o australiano James Swan, Valdenir disse que não se intimidou com a torcida "quem lutou em casa fui eu. Quando vi aquele monte de gente gritando pelo cara, resolvi pensar que os gritos eram para mim. Mostrei pra eles quem é o Sertão", disse o pugilista de Cruz das Almas, na Bahia.
A estratégia do brasileiro, que chegou atrasado para o combate porque teve problemas com o trânsito, foi de partir para cima do rival logo nos primeiros dois assaltos, quando abriu vantagem de 6 a 2. Depois, tratou de administrar o resultado, já que o australiano contava com uma pegada mais forte.
Santos ganhou os dois primeiros assaltos por 3 a 2 e 3 a 0. Perdeu o terceiro por 2 a 1 mas venceu o último, quando passou a administrar o resultado, por 1 a 0.
Nos combates anteriores, também na categoria até 57 kg, Bekzat Sattarjanov, do Kazaquistão, passou pelo romeno Bobirnat Tiberiu por 14 a 5. E o sul-africano Jeffrey Mathebula ganhou do argelino Nuzedin Meyhud por 10 a 5.