Sydney - O mercado financeiro australiano registrou esta segunda-feira uma atividade quase insignificante, já que os 'brokers' (compradores e vendedores de títulos) abandonaram suas mesas de trabalho, preferindo assistir pela TV às competições olímpicas, em vez de fazer negócios.
Essas 'férias' dos operadores financeiros devem durar até o final dos Jogos, e a atividade financeira será ainda menor durante as provas de natação, atletismo e vôlei de praia, esportes que fascinam os australianos.
"Esperamos que a atividade seja pelo menos 25%" da habitual, acredita o economista Rob Henderson. "Sei que há alguns postos financeiros que fecharam suas portas completamente nestes dias, e outros que trabalham apenas algumas horas", disse. Os operadores financeiros de Sydney pediram inclusive que as operações de câmbio da Bolsa de Valores fossem interrompidas por duas horas no início da tarde, mas a proposta foi recusada.
De acordo com alguns especialistas, nestes dias de pouca atividade, o dólar australiano deve sofrer uma queda em relação ao dólar americano, e a Bolsa, que fechou o pregão desta segunda-feira com baixa de 1,3%, vai continuar com índices negativos. "A economia australiana está parecendo fraca, e nosso dólar perde valor, o que beneficia nossos vários visitantes, mas prejudica os cidadãos australianos", declarou Henderson.
Diante dos resultados negativos da jornada, os brokers de diferentes localidades australianas garantiram que só "estavam um pouco distraídos" com a transmissão das provas olímpicas.
Para evitar que interrupções semelhantes se repitam, Henderson advertiu que durante os próximos 15 dias a economia australiana poderia sofrer sérios problemas como a volatilidade de sua moeda, perda de liquidez e de confiança internacional.