Sydney - Na disputa de duplas masculinas no badminton, a dupla indonésia Tony Gunawan e Candra Wijava, cabeça-de-chave número 1, mostrou o porquê do favoritismo à medalha de ouro ao derrotar Simon Archer e Nathan Robertson, da Grã-Bretanha, por 2 sets a 0, parciais de 15/13 e 15/11.
Em um equilibrado primeiro set, Archer e Robertson chegaram a abrir um placar de 10 a 7, mas Gunawan e Wijava fizeram sete pontos seguidos e desmontaram a dupla adversária. No segundo e último set, os indonésios tiveram um início arrasador, fazendo 12 a 2, fechando tranqüilamente em 15 a 11.
Formando a dupla cabeça-de-chave número 5, Tan Fook Choong e Wan Wah Lee, da
Malásia venceram sem dificuldades os indonésios Eng Hian e Flany Limpele, cabeças-de-chave número 3, por 2 sets a 0, parcias de 15/10 e 15/9. A dupla malaia construiu uma vantagem de seis pontos logo nos primeiros cinco minutos do primeiro set, e manteve-se sempre na frente durante o restante da partida.
E, apesar da vitória de Gunawan e Wijava, a Indonésia terminou o dia com saldo negativo. Ricky Subagja Ahmad e Rexy Mainaky, dupla medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta, foram facilmente derrotados pelos coreanos Ha Tae-Kwon e Kim Dong-Moon, em 2 sets a 0 - parcias de 15/5 e 15/9. Apesar da maior agilidade da dupla Ahmad/Mainaky, prevaleceu a força de Tae-Kwon e Dong-Moon, que conquistaram a medalha de ouro no Campeonato Mundial.