Sydney - Os Estados Unidos reduziram as possibilidades de classificação de Cuba para as quartas-de-final ao vencê-la nesta segunda-feira por 90 a 61 (48 a 42 no primeiro tempo), em partida disputada pelo Grupo B do torneio de basquete feminino dos Jogos de Sydney-2000.
Assim, o Dream Team das mulheres, formado por jogadoras da WNBA, teve sua segunda vitória consecutiva neste torneio, e deixou as cubanas ainda sem experimentar o sabor da vitória.
Cuba perdeu na sua estréia para a Rússia, no sábado, por 72-62.
Na terceira rodada do torneio, na quarta-feira, o quinteto da ilha enfrentará a fraca Nova Zelândia, e os Estados Unidos pegam sua eterna adversária, a Rússia.
O primeiro tempo do jogo entre cubanas e americanas foi equilibrado e bastante disputado.
A pivô cubana Yamilet Martínez fez estragos na defesa americana, e anotou 17 pontos, enquanto Liset Castillo se movia com inteligência e eficiência e levou sua conta pessoal para dez pontos e cinco assistências.
Até os dez minutos, as cubanas conseguiram se manter na frente, mas então o Dream Team acordou, com um lance de três que varou a bem plantada defesa.
A veterana ala Teresa Edwards encestou dois triplos em três tentativas e a armadora Katie Smith dois de dois - três de três em toda a partida -, para conseguir 100% de efetividade nos lançamentos, eliminar a vantagem cubana e abrir maior diferença no marcador, que foi se esticando ainda mais no segundo tempo.
Estados Unidos: Teresa Edwards (13), Sheryl Swoopes (11), Lisa Lesli (10), Yolanda Griffith (8) e Nikki Mc Cray (4). Depois entraram Dawn Staley (6), Ruthie Bolton-Holifield (5), Delisha Milton (3), Kara Wolters (8), Natalie Williams (7) e Katie Smith (15).
Cuba: Jacquelín Plutín (3), María León (8), Yamilet Martínez (19), Liset Castillo (12) e Cariola Hechavarria (2). Depois entraram Lisdeivi Víctores (11), Yuliseni Soria (6) e Milayda Enríquez.