Sydney - Aos 12 anos de idade recém completados, a nadadora Fatima Abdelmajid, de Bahrein, um pequeno arquipélago no Golfo Árabe, é a caçula entre os mais de 10 mil atletas em Sydney. Na verdade, Fatima sequer competiu em uma prova de alto nível antes de ir aos Jogos, onde participará, ao menos, das eliminatórias dos 50m livre.
Junto com a compatriota Myriam al-Hali, inscrita nos 100m do atletismo, elas serão as primeiras atletas de um país do Golfo Árabe a competir em Olimpíadas. Ambas participam a convite do Comitê Olímpico Internacional (COI).
A idade de Fatima não chega a ser um recorde, já que o ginasta grego Dimitrius Lundrus participou dos Jogos de Atenas, em 1896, ficando com a terceira posição nas barras paralelas. Entre as garotas, a ginasta italiana Luigina Giavotta tinha somente 11 anos quando obteve a prata por equipes nos Jogos de 1928, em Amsterdã.
Bahrein também será representada pelo atleta Issam Abdeen, nos 10.000m, e pelo nadador Daud Yussef, nos 50m livre. Nenhum dos atletas desta nação muçulmana tem chance de medalhas.