Sydney - O campeão Olímpico Dieter Baumann, que teve resultado positivo no teste antidoping, não vai participar dos Jogos de Sydney e ficará afastado das competições por dois anos.
O porta-voz da Federação Internacional de Atletismo Amador (IAAF), Giorgio Reinei, disse na segunda-feira que a comissão de arbitragem não aceitou a defesa de Baumann, de que sua pasta de dente foi adulterada com nandrolona, um tipo de anabolizante. "A comissão não encontrou provas suficientes de que a pasta de dentes de Baumann foi modificada", disse.
O advogado de Baumann, Michael Lehner, vai agora apelar para o Tribunal de Arbitragem do Esporte para que o corredor possa disputar a prova de 5.000 metros em 27 de setembro.
A decisão foi criticada pelo presidente da Federação Alemã de Atletismo (DLV) Helmut Digel, que também faz parte da IAAF. Digel declarou que, pela política dessa federação, o atleta é considerado culpado se não conseguir provar que ingeriu substâncias ilegais sem conhecimento.
As leis da DLV, disse ele, supõem que os atletas são sempre inocentes a não ser que as autoridades consigam provar que cometeram alguma infração. "De acordo com as leis germânicas, Baumann é inocente a não ser que tenha usado essa substância conscientemente", disse Digel.