CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular










NOTÍCIAS
 
Tempo bom em Sydney beneficia turma do atletismo
Segunda-feira, 18 Setembro de 2000, 17h38

Sydney - Depois de muita chuva, vento e frio, a Olimpíada de Sydney mudou de visual. Trocou os agasalhos pesados pelas roupas leves e as capas e guarda-chuvas pelos chapéus e protetores solares. A mudança de clima não interessa apenas aos turistas e torcedores. Ao contrário, os principais interessados são os próprios competidores, especialmente os do atletismo, cujos desempenhos dependem das condições climáticas - tanto para obter como para homologar resultados na pista ao ar livre do Estádio Olímpico.

Os termômetros oscilam nesta segunda-feira em Homebush Bay entre 14°C e 26°C, dando exatamente a média de 20 graus projetada pelo serviço nacional de meteorologia, antes do início da competição.

Localizada entre o mar e as montanhas, Sydney tem neste início de primavera um clima agradável, bem diferente do encontrado pelos atletas na Olimpíada de Atlanta, em 1996, quando a temperatura chegou a 40 graus, com uma umidade relativa do ar de quase 90%, o que praticamente inviabilizou a realização das provas de resistência, como as de estrada, no ciclismo, e da maratona, no atletismo.

Para os brasileiros, além do calor, a torcida é para que os ventos não oscilem muito durante o torneio de atletismo, que começa na sexta-feira com as eliminatórias dos 100 metros rasos. "Nos últimos dias, o vento tem sido muito bom, nunca superando a velocidade dos 2 metros por segundo, o limite aceito pelas regras da Federação Internacional", comenta o técnico Jayme Netto Júnior.

"Se continuar assim, esta será uma Olimpíada de recordes também no atletismo."

A equipe não se arrepende de ter antecipado a viagem dos atletas de Camberra para Sydney. Embora na capital australiana os atletas tivessem todas as condições materiais, os treinos estavam comprometidos por causa do frio e, principalmente, do vento.

Em Sydney, a pista é bem mais concorrida - é aberta a todos os inscritos - e há necessidade de transporte da Vila Olímpica para o estádio de aquecimento, mas tudo é compensado pelo clima. "Os treinos aqui têm sido excelentes", garante Netto Júnior. "E, para isso, as condições climáticas têm colaborado bastante."

Agência Estado

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

SHOPPING


VEJA AINDA

SYDNEY: Organização