Rio - A zaga vem sendo uma das maiores dores de cabeça do técnico do Flamengo, Carlinhos. Ele já foi obrigado até a improvisar o lateral-direito Maurinho no setor. No entanto, os problemas parecem ter data para terminar, com a provável estréia do paraguaio Gamarra - recuperado de uma lesão na coxa direita - neste sábado, contra o Santos, no Maracanã, pela Copa João Havelange. O dia decisivo para o jogador saber se realmente poderá entrar em campo será nesta quinta-feira.
"Já estou me sentindo bem melhor, mas prefiro esperar por mais um ou dois dias para ter uma posição concreta e saber se poderei enfrentar o Santos", disse Gamarra, que vem treinando fisicamente.
Caso o zagueiro não se sinta em condições, sua estréia será mais uma vez adiada, desta vez para o confronto contra o River Plate, na próxima terça-feira, em Buenos Aires, pela Copa Mercosul. Se isto acontecer, Carlinhos terá mais alguns dias de problemas, já que suas opções são poucas.
Juan, que teoricamente formaria a zaga titular com Gamarra, também está lesionado e não tem data para voltar. Fabão e Luiz Alberto foram recentemente negociados e Ronaldo, de péssima atuação na goleada por 4 a 1 sofrida para o Bahia, além de não estar inscrito na Mercosul, não vem agradando. Somente o ex-júnior Fernando está em condições de ser escalado.
O número reduzido de zagueiros no elenco fez os dirigentes apressarem a volta do desconhecido Carlos Eduardo, de 21 anos, que estava emprestado ao São José (SP) na disputa do Módulo Branco da Copa JH.
Por seu lado, Gamarra não vê a hora de estrear. Ele, que estava jogando no Atlético de Madri, já atuou no Brasil por Internacional e Corinthians, mas garante que se assustou com a maratona a qual o time foi submetido nos últimos dias. "Este calendário é uma loucura. O Flamengo entrou em campo praticamente a cada dois dias. Isto prejudica o desempenho da equipe e a torcida precisa entender", afirmou ele, se referindo ao vexame do último domingo, em Salvador.
Depois que fizer sua estréia, o zagueiro ficará poucos dias à disposição de Carlinhos, pois terá de se apresentar ao técnico da seleção paraguaia, Sergio Markarián, para a partida do dia 7 de outubro, contra a Colômbia, em Bogotá, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2002.