SYDNEY – O velocista norte-americano Maurice Greene prometeu nesta quarta-feira um fim-de-semana espetacular na Olimpíada de Sydney. Os atletas dos EUA não costumam ser modestos. Mas até mesmo para o padrão extrovertido da equipe, Greene extrapolou durante a entrevista realizada no Porto de Darling dois dias antes da primeira rodada dos 100 metros.
"Vou ganhar", disse Greene. "É o que vou fazer. Vim aqui para conquistar a medalha de ouro nos 100 metros e é isso o que vou fazer."
O homem mais rápido incentivou os jornalistas que lotavam a sala a aplaudir, recebeu a maioria das perguntas e ficou no centro das atenções durante frenéticos 40 minutos.
Segundo boletins do campo de treinamento dos norte-americanos, Greene marcou 9s78, registrados com cronômetro manual. Este tempo é um centésimo de segundo mais rápido que seu recorde mundial, conseguido no ano passado em Atenas.
Greene não descarta a possibilidade de baixar o tempo."Tudo é possível. Se eu me acho capaz? Claro.Se fico nervoso? Não demonstro, mas fico."
Sobre o que achou das opiniões de cientistas publicadas em jornais australianos sobre os recordes mundiais chegaram a seus limites, Greene respondeu que até se pode acreditar em qualquer coisa que leia no jornal."Mas adoro provar que as pessoas estão erradas."