Brisbane - Os jogadores de futebol da Austrália estão tentando superar a humilhação de fazerem a pior campanha de uma seleção anfitriã na história dos Jogos Olímpicos.
Enquanto a Austrália comemorava suas três medalhas de ouro conseguidas graças aos seus nadadores e à seu time de cavaleiros, o futebol perdeu na terça-feira seu terceiro jogo seguido contra a equipe de Honduras. O placar foi de 2 a 1.
O resultado, seguido pelas derrotas para a Itália (1 a 0) e para a Nigéria (3 a 2), torna a Austrália a primeira seleção anfitriã a perder três jogos sucessivos em Olimpíadas.
Desde que o formato do campeonato atual foi introduzido em 1960, o único dono da casa a perder todas as partidas na primeira fase foi o Canadá, em 1976.
Apesar dos fracassos, o técnico Raul Blanco mantém sua dignidade intacta, pedindo desculpas aos torcedores e explicando que a campanha australiana na competição foi afetada por eventos além de seu controle.
Os problemas começaram primeiro com a perda da estrela do time, Harry Kewell, com um problema no tendão de Aquiles. Depois disso o time ainda teve de se virar e compensar a ausência do importante meio-campo Paul Okon, que quebrou o pé em 26 de agosto.