Sydney - Os Estados Unidos neutralizaram a temível Barbara Jelic, vencendo a Croácia por 3 a 0 e se classificando esta quarta-feira para as quartas-de-final do vôlei feminino dos Jogos Olímpicos de Sydney. Na partida que fechou a terceirea rodada, válida pelo Grupo A, os Estados Unidos se impuseram com parciais de 25-19, 25-18 e 25-16 e se juntaram aos já classificados Brasil e Rússia.
Os Estados Unidos, que já tinham derrotado China e Quênia, enfrentarão sexta-feira a Austrália e encerrarão sua participação no grupo contra o Brasil no domingo, em um confronto que pode decidir o primeiro lugar da chave.
Jelic, figura de destaque do torneio, havia marcado 44 pontos segunda-feira no triunfo croata (3 a 1) sobre a China em um dia para recordar.
A tática defensiva determinada pelo treinador Mick Haley deu seus frutos e Jelic “só” conseguiu marcar 14 pontos. Para piorar, a armadora do elenco europeu, Biljana Gligorovic, teve uma noite para o esquecimento. A Croácia, que era líder até hoje, de qualquer forma não vê ameaçada sua classificação, para o que precisa de uma nova vitória, contra o Brasil na sexta-feira, ou contra o fraco Quênia no domingo.