Chile e Espanha estão nas quartas-de-final
Sydney - Apesar da derrota por 1 a 0 para a Coréia do Sul, nesta quarta-feira em Adelaide, o Chile terminou em primeiro lugar no grupo B do torneio masculino de futebol dos Jogos de Sydney. Os sul-americanos se classificaram para as quartas-de-final ao lado dos espanhóis, que conseguiram a segunda posição da chave com a vitória por 2 a 0 sobre Marrocos, em Melbourne.
Chile, Espanha e Coréia ficaram com seis pontos cada, mas os chilenos tiveram maior saldo de gols: quatro, contra três dos espanhóis; os coreanos terminaram com saldo negativo de um gol, ocupando a terceira posição e ficando fora das quartas-de-final - o lanterna Marrocos não pontuou. Assim, o Chile enfrentará a Nigéria, segunda colocada do grupo A, neste sábado em Melbourne; no mesmo dia, a Espanha jogará contra a Itália, vencedora da chave A, em Sydney.
No Hindmarsh Stadium, em Adelaide, a certeza da classificação chilena fez com que o técnico Nelson Acosta poupasse o atacante Zamorano, que ficou no banco e não jogou. Aos 12 minutos do primeiro tempo, o meia Chun Soo Lee foi expulso, facilitando o trabalho dos sul-americanos. A Coréia marcou seu gol por intermédio do atacante Dong Gook Lee, aos 28 minutos da etapa inicial, mas isso não assustou o Chile, que poderia perder por até três gols de diferença.
Para não ter de se preocupar com o resultado de Coréia x Chile, a Espanha precisaria vencer Marrocos. O atacante Jose Mari abriu o placar aos 33 minutos, e a expulsão do zagueiro marroquino Kacemi 11 minutos depois parecia indicar uma goleada. Mas os espanhóis só conseguiram marcar novamente aos 45 minutos da etapa final, com o meia Gabri, que entrara no lugar de Jose Mari. Quatro minutos depois, o meia marroquino El Brazi recebeu cartão vermelho, deixando Marrocos com nove jogadores.