São Paulo - O Palmeiras venceu o Universidad Catolica, do Chile, por 3 a 1, nesta quarta-feira, pela Copa Mercusul. O jogo, realizado em Santiago, foi fraco tecnicamente, com muita marcação e faltas. O Universidad Catolica abriu o marcador no primeiro tempo, com Quiroz. Na segunda etapa, Lopes marcou uma vez e Adriano duas, virando para o Verdão e deixando a equipe em boas condições na competição.
Universidad Catolica e Palmeiras jogaram para um estádio praticamente vazio. A equipe chilena fazia uma má campanha na competição e o Verdão estava preocupado em testar seus novos jogadores, dando oportunidade a atletas que pouco atuaram na temporada.
Assim como o clima, o jogo começou frio. A falta de motivação impedia os times de arriscarem-se no ataque. Logo aos 5 minutos, o Palmeiras teve uma rara chance, nos pés de Juninho. Walker espalmou o chute do meia palmeirense para escanteio e evitou o gol brasileiro.
Após a oportunidade desperdiçada por Juninho, pouca emoção foi vista em Santiago. O Verdão jogava no contra-ataque, mas errava muitos passes e não conseguia completar as jogadas. O Universidad Católica tinha um ataque muito fraco e não assustava Sérgio, resultando em um jogo de pouca qualidade técnica.
O primeiro tempo transcorreu com muita lentidão e inúmeras faltas dos dois lados. Alberto e Basílio no ataque palmeirense, jogavam isolados, sem apoio do meio-campo, e não produziam jogadas de qualidade. Os laterais Arce e Tiago Silva preocupavam-se mais com a marcação e não apoiavam o ataque, dificultando as possibilidades alviverdes de abrir o placar em Santiago.
Em um lance isolado, o Universidad Católica marcou o primeiro gol. Aos 41 minutos, Gorosito chutou com veneno uma falta e obrigou Sérgio a espalmar para escanteio. Na seqüência da jogada, Gorosito recebeu na esquerda e cruzou para a área, Quiroz entrou de peixinho e tocou de cabeça no canto esquerdo do goleiro palmeirense, fazendo 1 a 0 para o time chileno.
O técnico Marco Aurélio fez duas substituições no intervalo. O treinador palmeirense tirou Tiago Silva e Juninho, colocando em campo Lopes e Beto, visando deixar a equipe mais ofensiva.
As alterações surtiram efeito logo no início da segunda etapa. Aos 5 minutos, Arce cobrou escanteio pela direita, Walker saiu mal do gol e Lopes aproveitou-se para cabecear para as redes desprotegidas. Ponce ainda tentou salvar mas não conseguiu evitar o empate palmeirense.
A alegria de Marco Aurélio durou pouco. Minutos depois do gol, Titi foi expulso em uma jogada infantil, irritando o treinador do Verdão.
Aos 16 minutos, Adriano entrou em campo no lugar de Alberto, mudando os rumos da partida. Aos 18 minutos, em um contra-ataque, Basílio ganhou na velocidade de Acuña e cruzou para a área. A bola passou pelo goleiro Walker e sobrou para Adriano sozinho, que só teve o trabalho de tocar para as redes e virar o jogo para o time do Parque Antarctica.
Adriano tornou-se o herói alviverde quando marcou o terceiro gol da equipe, aos 23 minutos. Arce cruzou da direita, o jovem atacante matou no peito, tirou a zaga da jogada e fuzilou de perna direita, fazendo 3 a 1 para o Verdão e ratificando a importante vitória brasileira na Copa Mercosul.
FICHA TÉCNICA
UNIVERSIDAD CATÓLICA 1 X 3 PALMEIRAS
Local: Estádio San Carlos de Apoquindo (Santiago - CHI)
Data - Hora: 20/09 - 22h
Árbitro: Gustavo Gallesio (URU)
Auxiliares: Olivier Viera (URU) e Ruben Meneses (URU)
Cartões amarelos: Lepe (U. Católica); Paulo Turra e Beto (Palmeiras)
Cartão vermelho: Titi (Palmeiras)
Gols: UNIVERSIDAD CATÓLICA: Quiroz (41min) PALMEIRAS: Lopes (50min) e Adriano (63min e 68min)
UNIVERSIDAD CATÓLICA: Walker, Ramírez, Lepe e Quiroz; Fernandez (Monje, aos 76´), Acuña (Mirosevic, aos 68´), Poce, Ríos e Gorosito; Garracedo e Norambuena (Madrid, aos 46´). Técnico: Wim Rijsbergen
PALMEIRAS: Sérgio, Arce, Paulo Turra, Gilmar e Tiago Silva (Beto, aos 46´); Titi, Taddei, Magrão e Juninho (Lopes, aos 46´); Alberto (Adriano, aos 61´) e Basílio. Técnico: Marco Aurélio