Sydney - Os astros da seleção americana masculina de basquete, o ‘Dream Team, foram vaiados na quinta-feira, depois que a Lituânia os enfrentou como nenhuma outra equipe fez nos últimos oito anos. Apesar do esforço, os lituanos perderam por 85 a 76.
Como tem sido normal no torneio olímpico, a equipe norte-americana começou lenta. A Lituânia, medalha de bronze em 1996, manteve o jogo equilibrado no primeiro tempo apesar de estar sem seus três melhores jogadores, que estão machucados. A Lituânia chegou a estar perdendo por apenas seis pontos, a menor diferença desde que jogadores da NBA (liga profissional norte-americana) começaram a participar das Olimpíadas, em 1992.
Faltando 17 minutos para o final do primeiro tempo, a Lituânia passou à frente com 50 a 49 antes que os EUA partissem para a vitória.
O segundo tempo teve mais altos do que baixos de jogadores que, juntos, recebem mais de 25 milhões de dólares anualmente. Os norte-americanos chegaram a passar a bola diretamente nas mãos dos lituanos três vezes em menos de um minuto.
Em outros jogos pelo mesmo grupo dos EUA (A), a França derrotou a China por 82 a 70 e a Itália venceu a Nova Zelândia por 78 a 66.
Pelo grupo B o Canadá venceu a Espanha por 91 a 77.