Nova York - A rede de televisão NBC teve más notícias nesta quarta-feira: os índices de audiência ficaram abaixo do mínimo prometido aos anunciantes pela emissora, que vendeu US$ 900 milhões em inserções comerciais.
A NBC pagou US$ 705 milhões para transmitir os Jogos de Sydney, mas teria que oferecer compensações, como espaço gratuito para os anunciantes caso os níveis de audiência não fossem bons.
A General Electric, proprietária da NBC, investiu mais de US$ 3 bilhões em Jogos Olímpicos até 2012.
As baixas taxas de audiência em Sydney podem ter várias causas. Os jogos são gravados e transmitidos com atraso, em virtude da diferença de 15 horas entre Sydney e Nova York. Em setembro, há várias outras competições esportivas nos EUA. Existem ainda alternativas à televisão aberta, como as emissoras a cabo e a Internet.
O fracasso de audiência poderá acarretar desinteresse em relação a futuras Olimpíadas e aos Jogos de Inverno de 2002, em Salt Lake City, nos EUA.
De acordo com a empresa de consultoria de comunicação, Nielsen Media Research, a transmissão gravada dos melhores momentos dos Jogos Olímpicos, apresentada na terça-feira, teve 15,5 pontos de audiência, que significam 15,6 milhões de residências.
A emissora não confirmou, mas acredita-se que ela prometeu aos anunciantes de 17,5 a 18,5 pontos.
Segundo a Nielsen, a cerimônia de abertura dos Jogos atingiu 16,2 pontos. Nos outros dias o índice variou entre 13 e 14 pontos.