Sydney - Duas das maiores apostas do Brasil para o ouro voltam à cena na madrugada desta sexta-feira. As duplas do vôlei de praia masculino, Emanuel e Loiola e Zé Marco e Ricardo, entram na arena de Bondi Beach para manter um dos favoritismos mais acentuados destes Jogos. No domingo passado, os brasileiros fizeram os placares mais elásticos da primeira rodada com 15-3 e 15-4, respectivamente, reforçando os prognósticos que antecederam o início da competição.
Nesta segunda rodada, Zé Marco e Ricardo enfrentam os austríacos Stamm e Berger, à 1h25 (horário de Brasília), e Emanuel e Loiola jogam contra os espanhóis Bosma e Diez, às 3h15. Quem conseguir ficar acordado, poderá conferir porque os quatro formam as duas melhores duplas masculinas de vôlei de praia da atualidade.
Para algumas revistas e jornais especializados, as duas duplas fariam a final se o cruzamento não os colocasse nas semi-finais. Um jornal da Austrália chegou a prever ouro e prata para os brasileiros, esquecendo que eles terão de se enfrentar antes da decisão. Os brasileiros protestaram, sugerindo que a estratégia tinha sido armada para tentar colocar uma dupla australiana na final.
Se a intenção era esta, revelou-se um grande fracasso. Já na primeira rodada, enquanto Grinlaubs e Slack sucumbiam diante de Emanuel e Loiola, Prosser e Zahner perderam para os mexicanos (15-12), na maior surpresa do domingo. Com a eliminação dos australianos, as duplas brasileiras ficaram ainda mais perto de uma medalha.
Caso vençam suas partidas, os brasileiros voltam a jogar no dia 24, já pelas quartas-de-final. Os americanos (Wong/Heidger e Blanton/Fonoinoana) devem ser os principais concorrentes. Mas agora, pelo menos a torcida não será mais problema. Nas partidas do Brasil contra outros adversários, os australianos têm apoiado as duplas do Brasil, mesma cor do seu país. Contra os americanos, principais adversários nestes Jogos, não deverá ser diferente.