Sydney - O pugilista alemão Cenzig Koc, da categoria super-pesados, foi hospitalizado, neste sábado, em conseqüência de um forte golpe que levou na cabeça durante a luta, a qual perdeu por nocaute para o cubano Alexis Rubalcaba, pelas oitavas-de-final do torneio olímpico de boxe. Após 1m24s de combate no 1º assalto, o alemão perdia por 5 a 1 e o cubano, de 2,03 metros, o derrubou com um violento direto. Koc ficou vários minutos imóvel sobre o ringue e o anúncio da decisão foi feito sem a sua presença.
Totalmente zonzo, o boxeador alemão abandonou o local e depois do primeiro exame, feito no pavilhão, foi transportado ao hospital da Vila Olímpica. Ao cair no ringue, Koc bateu com a parte anterior da cabeça no chão e permaneceu 10 segundos inconsciente, segundo o médico da equipe alemã, Albert Guessbacher.
O estado atual do pugilista não preocupa. No hospital ele passou por uma tomografia computadorizada. “Um primeiro exame neurológico revelou que não há nenhuma zona afetada. A pressão sangüínea é normal e também as pupilas estão em bom estado. Fala e responde às perguntas de praxe que são feitas depois de um nocaute como este”, informou Gueesbacher.
O técnico alemão Helmuth Ranze acrescentou que o ex-campeão mundial de kickboxing já telefonou para a sua família. “Isso foi terrível. Ninguém pode permanecer de pé depois de um nocaute assim. Koc, depois da queda, já estava inconsciente”, garantiu Gerd Graf, presidente da Federação Alemã de Boxe Amador.