São Paulo - A derrota para o Rosario Central, quinta-feira, pela Copa Mercosul, fez o São Paulo repensar o modo de atuar e mudar para um estilo "argentino", no qual a raça é o fator preponderante. Nas palestras que fez aos jogadores nos últimos dias, o técnico Levir Culpi usou o Rosario como exemplo de futebol vencedor e quer que o Tricolor comece a colocar esse sistema em prática a partir deste domingo, contra o Gama, às 17h, em Brasília.
"Tivemos uma lição ao ver o Rosario jogar com muita raça e se mobilizar em busca de um resultado", comentou o treinador. "O jogo valeu para os atletas aprenderem muita coisa, principalmente para os mais jovens, e acredito que todos vão estar mais motivados para enfrentar o Gama."
O São Paulo pode ter a estréia do zagueiro paraguaio Celso Ayala, de 30 anos. Contratado por empréstimo do Atlético de Madrid, o jogador destacou-se na Copa de 98 fazendo dupla com Gamarra. Levir tem intenção de utilizá-lo, mas só vai definir sua escalação momentos antes do jogo. "O Ayala é uma boa opção, mas vai depender de como ele estiver se sentindo e das reais condições físicas", explicou. "Mas quanto antes ele começar a jogar é melhor." Se o paraguaio não atuar, Jean fará dupla com Wilson, porque o titular Rogério Pinheiro está suspenso.
A equipe terá desfalque importante. O atacante França voltou a sentir a contusão no tornozelo esquerdo que o deixou afastado dos primeiros jogos da Copa João Havelange. No jogo diante do Rosario, ele levou um chute no local e teve de ser substituído. "O França não tem condições de jogo e deverá ficar fazendo tratamento por um bom tempo", afirmou o médico Luís Augusto Gaspar. O jogador ficará afastado por pelo menos 15 dias. Em seu lugar, jogará Sandro Hiroshi. O volante Fábio Simplício retorna ao meio-de-campo e Axel vai para o banco.
Embora o São Paulo esteja praticamente eliminado da Mercosul, os jogadores garantem que não estão abatidos. Segundo eles, a derrota para o Rosario não representou o que foi a partida. "Jogamos bem e perdemos muitos gols", analisou o goleiro Rogério Ceni. Segundo ele, o time tem tudo para se manter nas primeiras colocações da Copa João Havelange. Apesar de não ser o líder em pontos, o Tricolor tem o melhor aproveitamento na competição. O Gama, adversário deste domingo, surpreendeu em alguns jogos do campeonato, como nas vitórias sobre Palmeiras e Fluminense, em Brasília, e diante do Juventude, em Caxias.