São Paulo – Caiu na madrugada deste domingo a segunda dupla brasileira nos Jogos Olímpicos de Sydney. Depois da eliminação de Gustavo Kuerten e Jaime Oncins, foi a vez de Vanessa Menga e Joana Cortez darem adeus à possibilidade de subirem ao pódio da Olimpíada. Elas foram presas fáceis diante das húngaras Katalin Marosi-Aracama e Petra Mandula por 6/1 e 6/3, em 1 hora e 2 minutos.
O único momento em que as brasileiras conseguiram um bom desempenho foi no começo do primeiro set. Conseguiram quebrar um saque das rivais e confirmaram o saque fazendo 2 a 0 . Mas foi só. Depois, perderam seis games seguidos sendo derrotadas após 30min.
A falta de um saque mais eficiente foi determinante para derrota. No segundo set, tanto Joana quanto Vanessa tiveram seus serviços quebrados no começo permitindo que a dupla européia abrisse frente de 4 a 0. A partir daí, as húngaras só administraram a vitória sobre a parceria que foi campeã pan-americana nos Jogos de Winnipeg, Canadá, no ano passado. No total, as européias quebraram seis vezes o saque das atletas do país, que só marcaram 45 pontos em toda a partida.
Com mais essa eliminação, a única esperança brasileira de medalha no tênis é Guga na chave de simples. Ele já está nas quartas-de-final e vai lutar com o russo Yevgueny Kafelnikov por uma vaga nas semifinais. Precisa ganhar duas vezes para assegurar um lugar no pódio.