Sydney - O técnico da seleção brasileira feminina de futebol, Zé Duarte, fez um desabafo em favor do futebol feminino brasileiro. Depois tudo o que aconteceu aqui na Olimpíada de Sydney, acho que é hora dos grandes clubes darem mais apoio às mulheres", diz ele. Com a derrota para os Estados Unidos por 1 a 0, a seleção perdeu a chance de disputar a medalha de ouro nos Jogos, mas ainda manteve chances de conseguir o bronze. Mesmo que o time não ganhe da Alemanha na quinta-feira, o desempenho será superior ao do futebol masculino, que foi eliminado nas quartas-de-final.
Para o treinador da seleção, as atletas não vem recebendo a atenção que merecem e a falta de interesse do público não serve como desculpa. "Tenho certeza de que o time conseguiu audiência, mesmo jogando às 3 horas da manhã no Brasil." Para Zé Duarte, existem no País pelo menos dez, 12 clubes com condições de manter uma equipe feminina. No entanto, em São Paulo, que é um dos grandes centros do futebol nacional, apenas dois mantêm um time permanente.
Segundo Zé Duarte, a maioria das atletas são contratadas para defender uma equipe durante um torneio, depois são dispensadas e precisam ter outra atividade profissional para se manter.
No período de entressafra, as jogadoras participam de partidas do futebol amador nos fins de semana para manter a forma. "Quando um clube tem equipe feminina, mas está com dificuldades financeiras é sempre a mesma coisa: ou eles fecham o time ou diminuem os salários das jogadoras e dos atletas das equipes de base."
Sobre a partida contra os Estados Unidos, o técnico Zé Duarte contestou tanto o gol de Mia Hamm, aos 15 minutos do segundo tempo, quando a anulação do de Pretinha, no início do segundo tempo. "Tenho para mim que no lance do gol das americanas nossa goleira sofreu uma falta", diz o técnico. Quanto ao gol brasileiro anulado, o treinador não acredita que houve impedimento. "De qualquer forma, acho que foi nossa melhor partida contra as norte-americanas." Na outra chave, as norueguesas se classificaram para a final de maneira inusitada. O time ganhou da Alemanha por 1 a 0, gol contra de Tina Wunderlich, aos 35 minutos do segundo tempo.