São Paulo – O amazonense Antonio Pizzonia se tornou campeão inglês de Fórmula 3, ao terminar em segundo a etapa deste domingo. O brasileiro, que tinha 39 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, precisava apenas de um oitavo lugar, mas subiu ao pódio e conquistou a taça com uma etapa de antecedência. A prova foi disputada no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica.
"Estou muito emocionado e muito feliz com essa conquista. Esse foi um prêmio por seis meses de muito trabalho e dedicação, em que tivemos que superar vários problemas. Felizmente deu tudo certo e chegou a hora de comemorar", disse o “Jungle Boy” (garoto da selva), como é conhecido na Europa.
Para o piloto, este foi o maior título de sua carreira e acredita que isso vai dar impulso a sua carreira. "Com certeza esse é o título mais importante que eu já conquistei, e o mais importante para qualquer piloto antes da Fórmula 1", analisou o brasileiro. "Este é um campeonato muito disputado e difícil, e agora me sinto aliviado porque eu mesmo colocava muita pressão sobre mim. O título estava perto mas tudo podia acontecer."
Apesar de ter sido campeão com folgas, o brasileiro disse que essa foi uma das temporadas mais difíceis que enfrentou. Depois de dominar os testes de inverno, ele venceu as duas primeiras corridas do campeonato e se firmou na posição de favorito ao título. Nas etapas seguintes, no entanto, as equipes adversárias evoluíram e as dificuldades aumentaram. "Sabíamos que não tínhamos mais o melhor carro e trabalhamos muito para manter a liderança. Mesmo quando não foi possível vencer, corremos para pontuar e subir ao pódio, sempre pensando no título", comentou o amazonense, que ganhou cinco corridas e marcou três pole positions nesta temporada.
Pizzonia chegou ao seu quinto título no automobilismo em apenas quatro anos carreira. Desde a estréia, em 97, até o último triunfo conquistado, ele já havia vencido os Campeonatos de Fórmula Vauxhall Júnior e Renault na Inglaterra, e os Festivais de Inverno dessas duas categorias. "Estou muito contente com esses quatro anos que estou na Europa. Viver na Inglaterra, longe da família, dos amigos e do calor de Manaus é muito difícil, mas tem um lado positivo. É o melhor lugar para um piloto se desenvolver", explicou.
O novo campeão de F-3 inglesa promete não deixar a euforia tomar conta de sua cabeça e continuar trabalhando muito.
"A temporada de 2001 começa amanhã para mim. Esse título é passado e agora vou ter que começar do zero novamente, e fazer a escolha correta para as próximas temporadas", revelou Pizzonia. Ele deve definir em breve se fará o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 ou se passará a temporada de 2001 como piloto de testes na Fórmula 1.
Antonio Pizzonia é o nono brasileiro ao conquistar o título de Campeão Inglês de Fórmula 3. Antes dele, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Chico Serra, Ayrton Senna, Maurício Gugelmim, Rubens Barrichello, Gil de Ferran e Mário Haberfeld haviam vencido o torneio, considerado grande escola de pilotos para a Fórmula 1.
Os dez primeiros colocados na 13a etapa do Campeonato foram:
1)Tiago Monteiro (POR),
2)Antonio Pizzonia (BRA),
3)Narain Karthikeyan (IND),
4)Gianmaria Bruni (ITA),
5)Tomas Scheckter (AFS),
6)Nicolas Kiesa (DIN),
7)Matt Davies (ING),
8)Andy Priaulx (ING),
9)Andrew Kirkaldy (ESC),
10)Martin O'Connell (ING),
Restando apenas uma etapa para o final do campeonato, os dez primeiros colocados na Fórmula 3 Inglesa são:
1)Antonio Pizzonia (BRA), 193 pontos;
2)Tomas Scheckter (AFS), 147;
3)Takuma Sato (JAP), 107;
4)Narain Karthikeyan (IND), 97;
5)Gianmaria Bruni (ITA), 85;
6)Nicolas Kiesa (DIN), 75;
7)Michael Bentwood (ING), 65;
8)Ben Collins (ING), 57;
9)Andy Priaulx (ING), 48;
10)Matthew Davies (ING), 45 pontos.