Sydney - As bandeiras viraram a segunda pele em Sydney. São milhares de torcedores e atletas que resolveram colar no corpo o símbolo máximo do seu país. Não se trata de uma cara toda pintada, mas de um adesivo na forma retangular que de repente tomou conta dos rostos e ombros por todos os cantos da cidade. Os mais entusiasmados são os próprios australianos, mas brasileiros, argentinos, ingleses, holandeses e japoneses, entre outros, também adotaram o novo visual.
Da rua, a novidade foi para os campos e as quadras. Embora muitos ainda prefiram usar a bandeira como manto para esconder o patrocínio na hora do pódio, alguns já passaram a usar o adereço no próprio corpo. Várias jogadoras australianas do basquete e do vôlei, por exemplo, já colaram o pequeno retângulo nos ombros. Da mesma forma, as argentinas do hóquei sobre a grama estampam o símbolo no braço.
Em qualquer loja do centro ou do parque olímpico, os adesivos são vendidos a R$ 6 o pacote com quatro unidades. Cada uma dura de dois a três dias. Depois começa a descascar e pode ser removida com água. Na rua, a onda virou uma febre, que ataca com mais freqüência as crianças. O retângulo azul estrelado, com a bandeira inglesa dentro, tornou-se a maquiagem oficial nas bochechas rosadas dos pequenos australianos.
A moda, na verdade, começou na Copa do Mundo da França, em 1998, mas lá as bandeiras eram pintadas, em retângulos um pouco maiores, exigiam um pouco mais de tempo e podiam sair com mais facilidade. Assim, a massificação não foi tão grande. Desta vez, porém, o patriotismo exacerbado dos aussies e a facilidade para a colocação tornaram o adesivo um dos produtos de maior sucesso nos Jogos.
A procura é tão grande que o modelo antigo também está em alta. Para tentar aproveitar a maré, o professor francês Nicola´s Desprez, 32 anos, trouxe para Sydney um pequeno arsenal em sua mochila. Ali estão dois potes de maquiagem vermelha e azul e mais um tubo de branco (cores da bandeira da Austrália). Em qualquer lugar que vá - na rua, no restaurante ou mesmo nos banheiros - Desprez leva poucos minutos para desenhar o retângulo colorido no rosto dos clientes. Depois de devidamente etiquetados, os orgulhosos australianos saem na rua para exibir a cara da pátria.