Sydney - As tricampeãs mundiais Adriana Behar e Shelda choraram muito depois da derrota por 2 a 0 para a dupla australiana Cook e Pottharst, na final do torneio de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Sydney. As duas pediram "desculpas ao povo brasileiro", por terem perdido a medalha de ouro. Consideradas as principais favoritas ao título, as brasileiras não conseguiram assimilar o trauma da derrota e choraram convulsivamente durante a entrevista coletiva realizada após a partida. Ao lado das brasileiras, estavam as australianas, medalha de ouro.
Shelda abriu a entrevista com os cumprimentos formais às vencedoras. "Estou feliz por ter conquistado a medalha de prata, apesar da cara inchada", disse ela, numa evidência de que tinha chorado muito. Não conseguiu manter-se calma por muito tempo. Olhou para Adriana e recomeçou a chorar. "Eu tenho de pedir desculpas. Nessa hora, o Brasil inteiro ficou acordado para assistir a uma medalha de ouro...", lamentou. "Tenho de pedir desculpas também para a Adriana, pois eu tive a bola para fechar o primeiro set, mas não consegui", acrescentou.
"Olimpíada é a consagração, principalmente num país como o nosso, que é carente de medalha", disse ela. "Shelda não precisa pedir desculpa nenhuma. Na dupla, a responsabilidade é dividida ao meio. Ninguém ganha ou perde sozinha", respondeu Adriana. "Além disso, a minha parceira é a melhor jogadora do mundo", disse ela.
Adriana Behar e Shelda já enfrentaram a dupla australiana 11 vezes e venceram nove. "Você nunca deve analisar uma partida pelo retrospecto. É uma pena que nenhum destes jogos estivesse valendo uma medalha", disse Adriana. Ela admite que não sabe como explicar a derrota. Lembra, porém, que as australianas estiveram "perfeitas" no saque. "O saque delas fez a diferença", afirmou Shelda.
Cook e Pottharst, porém, tinham uma explicação para o resultado. "A responsabilidade pela vitória era toda delas. Elas são as melhores do mundo e atuais tricampeãs mundiais. Nós não tínhamos obrigação nenhuma de vencer", disse Cook. "Por causa disso, entramos mais relaxadas e conseguimos impor nosso jogo"´, finalizou Pottharst.