São Paulo - As irmãs gêmeas brasileiras Isabela e Carolina de Moraes, classificadas para as finais do nado sincronizado, foram categóricas em afirmar que a música de Tom Zé ajudou na classificação final.
"Essa música vai ficar na história do esporte brasileiro. Foi composta especialmente para a gente, que faz esporte amador no Brasil. É um marco", disse Isabela.
Donas do feito inédito – classificar o Brasil para as finais olímpicas da modalidade -, Isabela e Carolina começaram a praticar o nado sincronizado aos 8 anos. Em setembro de 98, as irmãs paulistas se mudaram para os Estados Unidos, para treinar e estudar na Universidade de Ohio.
A medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg-99 já foi a dica de que as duas estavam no caminho certo.
A classificação para a final olímpica vem coroar as quatro horas de trabalho na piscina, além da musculação e o ballet, que elas realizam seis vezes por semana.
"As gêmeas têm um estilo muito particular, que ninguém consegue imitar. Elas são maravilhosas e nós vencemos essa guerra", afirma a técnica Andrea Curi, visivelmente emocionada.
"Na final, nesta terça-feira, a gente vai estar mais sincronizada ainda. Vamos ver a fita da apresentação de hoje (segunda-feira) e corrigir os detalhes. Vamos entrar na água mais tranqüilas, não temos nada a perder", promete Carolina.